É tempo de reflexão, mais um ano se vai e o melhor jeito de aprender, é não esquecer o passado, para não repeti-lo!
Sem dúvida foi um ano marcado pela violência da falta de cuidado de anos, com a infraestrutura de nossa cidade de maneira geral, o que se refletiu nas tragédias dos temporais: nos primeiros dias do ano em Angra dos Reis, depois em Niteroi e em seguida no Rio ( Abril/2010). Tudo isso nos faz pensar não só no descaso das autoridades, que ao deixar de tomar providências quanto as necessidades básicas da população, contribuem com essas tragédias, como também na falta de atenção dos próprios cidadãos ao se colocarem em situações de risco.
Estou falando da responsabilidade que cada um de nós tem sobre tudo que acontece a nossa volta. Estou falando de atitude e mais profundamente em mudança de conceitos.
Enquanto cada um de nós olhar para fora de sua janela como espectador de um filme de cinema ou TV, estaremos fadados a sofrer os incômodos e consequências do NOSSO descaso.
Podemos e devemos intervir. Como? Com nossa ATITUDE. Só assim motivaremos até mesmo aqueles que estão no governo. Precisamos entender que se queremos mudanças, precisamos MUDAR, por isso a importância de cada gesto, cada palavra, cada ATITUDE. É basicamente no cuidado com nosso jardim ( chega de deixarmos nossos cães fazer necessidades nos jardins dos outros!), com nossa rua, com nosso esgoto, com nossa água, com nossas árvores, com nossas praias, com nosso BAIRRO que teremos um lugar melhor.
Não adianta queixarmos dos Culex( eles são apenas a ponta de um "iceberg") se não lembramos de esvaziar nossos pratinhos das plantas ou cuidarmos de nosso lixo e assim por diante. Precisamos também saber reclamar e usar os meios legais para fazer valer nossos direitos. Se cada um fizer um pouco, isso resultará em mudança.
Daqui a alguns dias teremos a chance de mais um recomeço... vem ai 2011! Não espero mudanças mágicas nem imediatas, estou trabalhando com a esperança de também, através deste blog, mostrar que desistir jamais, desesperar menos ainda , não quero "morrer na praia", quero sim desfruta-la muito e com qualidade, quero poder passear a noite, sem ser incomodada nem por mosquitos, quero ter noites de sono reparadoras, quero pensar que não estou só nesta luta, que é de todo dia, de todos nós.
Agradeço a todos os amigos e colaboradores : Regina e Carlos em especial, aos seguidores e visitantes que contribuíram com comentários oportunos, em especial a minha filha Luana ( que me inspira) desejando um ano com mais qualidade de vida, e menos mosquitos!
RecreioAtivo é um movimento socioambiental dedicado a todos que amam o bairro do Recreio dos Bandeirantes e querem participar ativamente do seu dia-a-dia com idéias e ações para tornar esse pedaço do Rio de Janeiro um lugar ainda melhor.
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
domingo, 26 de dezembro de 2010
| |||||||||||
Do jeito que o mosquito gosta... ( Reortagem de Diogo Felix, encarte do Jornal O Globo Barra de 23/12/2010)
Em abril, uma reportagem publicada no GLOBO-Barra anunciava: “Os mosquitos voltaram”. Reunidos às margens da Lagoinha das Taxas, no Parque Natural Municipal Chico Mendes, moradores do Recreio reclamavam, mais uma vez, do Culex quinquefasciatus, nome científico da espécie que havia retornado com força. Desde então, a prefeitura realizou apenas ações pontuais de limpeza no local, mas o inverno arrefeceu a proliferação do inseto e o bairro voltou a ter sossego.
Com a chegada do calor, porém, as gigogas — espécie aquática que cobre espelhos-d'água da região e atrai o mosquito — se multiplicaram, e as chuvas se tornaram mais frequentes. Os dois fatores, aliados ao esgoto despejado o ano inteiro em canais e lagoas, produziram um resultado que os vizinhos conhecem bem: uma nova infestação do Culex.
Criadora de um blog sobre o problema (recreioativo.blogspot.com), Lúcia Chaine é uma das que reclamam:
— Não houve continuidade na retirada de gigogas da Lagoinha das Taxas, e agora, com a temporada de chuvas, associada ao calor, a quantidade de mosquitos vai aumentando aos poucos.
O médico veterinário Claudio Salem, presidente da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, explica a importância do alerta constante contra esse tipo de vegetação:
— A larva do mosquito procura um ambiente de água calma, e a mais calma que tem é aquela que fica entre as folhas da gigoga.
— Agora, eles não entram mais. A prefeitura precisa fazer a limpeza da Lagoinha e passar o fumacê todas as tardes — reivindica.
Na semana passada, Salem esteve no condomínio, a pedido do GLOBO-Barra, e fez um diagnóstico pessimista:
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Estive offline, por motivos particulares, mas os CULEX voltaram a incomodar então....
Após a inauguração da Sub estação da Cedae, na av.Glaucio Gil, muitas obras começaram a chegar, vindas desde a Av. das Américas e confesso que achei que teríamos um verão com menos mosquitos....Ledo engano. Mais um verão se aproxima e estamos testemunhando a volta dos incomodos Culex.... Seremos mais esta vez Vítimas deles? Estaremos novamente expostos a famigerada Dengue?
Acabei de ser informada pela nossa colaboradora e vizinha Regina que teremos AMANHÃ as 10:00h a oportunidade de sermos entrevistados pela reportagem do Jornal O GLOBO BARRA.
Peço que aqueles que tiverem oportunidade, não só divulguem esta informação como COMPAREÇAM à R. Jarbas de Carvalho enfrente ao nº 1143( perto da entrada do Parque Chico Mendes).
Precisamos da colaboração de todos, precisamos exigir das autoridades IMEDIATAS providência.
Até lá amigos
sábado, 17 de abril de 2010
URGENTE: Ataque iminente dos culex, cambio!!!!
Tragédia mais que anunciada! Meu silêncio se deve ao estado de choque diante dos acontecimentos da última semana. Dia 05 de março de 2010 Fiquei pensando sobre o que dizer.... Lamentável é o que me ocorreu, mais que lamentável é de indignar.....Não encontro outras palavras, acho mesmo que não existem.
O Rio de Janeiro chorou, estou perplexa! É mais do que sabido que chuvas intensas são esperadas de tempos em tempos, digo INTENSAS MESMO. O Serviço de Meteorologia, havia anunciado, só que a cidade, uma vez mais não estava preparada! Nunca esteve. Culpar as chuvas ou as vítimas mortas é pura enganação, é revoltante. Tenho idade suficiente para, infelizmente, lembrar-me de outras tragédias idênticas a essa. Só que mais comuns no mês de Janeiro de anos anteriores. Nossa cidade ficou totalmente desorientada, ninguém conseguia chegar a lugar algum, o Rio de Janeiro parou. Ainda estamos tentando voltar ao normal, por último enfrentamos, nesta segunda dia 12/04 uma greve de ônibus na zona oeste!.....
Ainda segundo o Serviço de Meteorologia, no mês de abril enfrentaremos mais chuvas..... espero que menos intensas.
Como já dizia na postagem anterior, o "tempo político" passa muito longe do "tempo real" dos humanos comuns como nós, só pode ser!! Menos em "tempo de eleições", é claro. Aí ouvimos discursos coerentes, atualizados que até parecem verdades... verdadeiras ..., promessas, promessas...
Até quando????????
É verdade hoje estou desanimada, se diante de tamanha tragédia,dos desabamentos que acompanhamos nos noticiários as providências são lentas, o que dizer diante da nossa "tragédia particular": O ATAQUE IMINENTE DOS CULEX, assim que as chuvas diminuirem, podem estar certos, eles voltarão a atacar!!!!!
Li o comentário da nossa seguidora Nina Take, concordo com ela. Precisaremos UNIR forças, nosso bairro, tão querido, carece de cuidados. Nosso "bloco" ainda não tem voz suficientemennte forte, precisamos de UNIÃO.
domingo, 4 de abril de 2010
Precisamos colocar o BLOCO dos Desesperados na rua NOVAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!
A semana de 21/03 à 27/03 foi importante. Dia 22 foi o Dia Internacional da Água,e dia 26 foi o dia da inauguração, da Estação de tratamento de esgoto do Recreio dos Bandeirantes!!!
Ponto para a Prefeitura e Estado que mostraram que trabalhando juntos, todos ganhamos. Ainda não chegamos perto do ideal, mas é certo que não chegaremos a "mil" sem passarmos pelo um, dois, etc.... Por enquanto os logradouros beneficiados estão no entorno da Av. Gláucio Gil. Segundo informação colhida, a elevatória está capacitada para receber e transportar até 1.200 litros de esgoto por segundo. O esgoto coletado é bombeado para Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, onde é tratado e enviado para o Emissário. A promessa é de que a estação irá reduzir PROGRESSIVAMENTE o esgoto que vem sendo lançado no Canal das Tachas, (isso diz respeito a parte do canal DEPOIS da Estação, do lado de "cá", isto é: do canal que deságua na Lagoinha, tudo continua como dantes...).
Por ora estamos novamente muito incomodados com mais uma infestação de mosquitos por aqui. As gigogas tomaram conta da NOSSA Lagoinha, sabemos que elas não são a causa da infestação, mas formam mais uma barreira para o pouco fluxo da água, o que contribui e muito para o aumento da população de mosquitos.
Nos discursos feitos durante a inauguração da Estação de tratamento de Esgoto do Recreio, o Prefeito Eduardo Paes manifestou, mais esta vez, sua intenção de retomar o projeto dos Guardiões dos Rios.
Lamentável que ainda não o tenha feito, visto que esse recurso, embora não seja por si só a solução do problema, é sem dúvida o que garantirá a manutenção da limpeza da Nossa Lagoinha.
Tenho recebido inúmeras queixas de vizinhos sobre os transtornos que voltamos a ter com esta, insuportável, infestação de mosquitos. Estamos correndo risco não só com as gripes sazonais ou com a mais recente e possível epidemia de gripe suína ( com a vacinação em andamento), como se não bastasse, voltamos a nos preocupar com a dengue!!!
É fato que a ação dos políticos não consegue acompanhar adequadamente a vida cotidiana, muito pelo contrário, precisamos sempre buscar meios de mostrar à eles que temos necessidades importantes e urgentes e sempre encontramos dificuldades. Estarei, claro, enviando mais esta vez, essas postagens, a todos os contatos que temos na subprefeitura e ouvidoria com o intuito de conseguirmos fazer valer nosso DIREITO.
Conto com todos os seguidores e demais visitantes, para manifestarem seu descontentamento, no sentido de sensibilizar as autoridades para tomar PROVIDENCIAS URGENTES NO COMBATE A NOVA INFESTAÇÃO DOS MOSQUITOS.
Manifestem-se postando seu comentários, enviando endereços virtuais ou não,para os quais possamos encaminhar nossos protestos.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Os mosquitos voltaram com toda força!!!!!!!!!!
Os moradores do Recreio tiveram um curto período de sossego sem a presença dos mosquitos!
Nossa Lagoinha ficou limpa!!!!!!!!
Guardamos as raquetes, abrimos nossas janelas e portas à tarde e pudíamos ficar em nossas varandas.
Mas durou pouco a nossa alegria!!!
Infelizmente o serviço de limpeza da Lagoinha foi feito, porém não aconteceu a manutenção.
Nossa Lagoinha agora está com muita sujeira e repleta de gigogas.
Estamos aos poucos retornando a rotina antiga: fechar as portas e janelas ao cair da tarde, comprar inseticidas, não ficar em nossas varandas; em breve começaremos ouvir o tec...tec.. das raquetes.
Os mosquitos que agora invandem nossas casas tem aspecto diferente,não devem ser da espécie do CULEX. Quem são estes, que danos estes mosquitos trarão para nossa saúde?
Precisamos gritar novamente para as autoridades competentes virem em socorrro aos sofridos moradores do Recreio, antes que isso se torne novamente uma grande infestação.
Nossa Lagoinha ficou limpa!!!!!!!!
Guardamos as raquetes, abrimos nossas janelas e portas à tarde e pudíamos ficar em nossas varandas.
Mas durou pouco a nossa alegria!!!
Infelizmente o serviço de limpeza da Lagoinha foi feito, porém não aconteceu a manutenção.
Nossa Lagoinha agora está com muita sujeira e repleta de gigogas.
Estamos aos poucos retornando a rotina antiga: fechar as portas e janelas ao cair da tarde, comprar inseticidas, não ficar em nossas varandas; em breve começaremos ouvir o tec...tec.. das raquetes.
Os mosquitos que agora invandem nossas casas tem aspecto diferente,não devem ser da espécie do CULEX. Quem são estes, que danos estes mosquitos trarão para nossa saúde?
Precisamos gritar novamente para as autoridades competentes virem em socorrro aos sofridos moradores do Recreio, antes que isso se torne novamente uma grande infestação.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
E os mosquitos vão voltar??? ( bloco dos desesperados!!!!!!!!)
Enfim apos muita luta, pudemos voltar a abrir nossas janelas, usar nossas varandas e andar pelas ruas sem o incomodo ataque dos Culex. Viarmos 2010 aparentemente em paz!!!!!!!!!!!! Mas logo notamos que a limpeza que foi feita na nossa Lagoinha não continuou! Já avistamos a retomada das gigogas...... Rapidamente elas estão tomando posse novamente das águas e voltamos a ficar preocupados.
Hoje estive com um dos supervisores da Comlurb que esteve aqui no Parque Chico Mendes para falar com a gestora sobre a limpeza da Lagoinha. Alertei-os de que estamos preocupados e nossa intenção de voltar a cobrar veementemente das autoridades providencias, pois o risco de nova infestação esta na nossa "cara". Recebi relatos e pude pessoalmente sentir o aumento dos mosquitos ao entardecer! Conto com a manifestação de todos, NÃO PODEMOS PERMITIR NOVA CALAMIDADE, ESSE FILME NOS JÁ VIMOS!!!!!!!MANIFESTEMO-NOS URGENTEMENTE!
Hoje estive com um dos supervisores da Comlurb que esteve aqui no Parque Chico Mendes para falar com a gestora sobre a limpeza da Lagoinha. Alertei-os de que estamos preocupados e nossa intenção de voltar a cobrar veementemente das autoridades providencias, pois o risco de nova infestação esta na nossa "cara". Recebi relatos e pude pessoalmente sentir o aumento dos mosquitos ao entardecer! Conto com a manifestação de todos, NÃO PODEMOS PERMITIR NOVA CALAMIDADE, ESSE FILME NOS JÁ VIMOS!!!!!!!MANIFESTEMO-NOS URGENTEMENTE!
Assinar:
Postagens (Atom)