Caros amigos estive hoje na sede da Associação de moradores do Recreio, na rua Benvindo de Novais 278, para confirmar a informação sobre a reunião que haverá AMANHÃ DIA 01/10 as 20:30H com o Sub Prefeito Sr. Tiago Mohamed.
Espero que os moradores do nosso bairro compareçam . Estarei lá por volta das 20;15h, chegem cedo pois o lugar é pequeno.
Endreço da Associação: Rua Benvindo de Novais, 278 tel:2437-8446 ( é mais fácil visualizar pela Genaro de Carvalho no terreno da CONLURB)
RecreioAtivo é um movimento socioambiental dedicado a todos que amam o bairro do Recreio dos Bandeirantes e querem participar ativamente do seu dia-a-dia com idéias e ações para tornar esse pedaço do Rio de Janeiro um lugar ainda melhor.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
S.O.S Lagoinha do Parque Chico Mendes
Depois de termos passado a tarde de ontem: Eu, nossos colaboradores do blog: Regina Donadio e Carlos Coelho, juntos com o biólogo e Doutorando em Ecologia e Evolução Ricardo Francisco Freitas Filho da UERJ constatamos que estamos diante de grande desastre ecológico, cuja incomoda consequencia ( neste momento) é a proliferação desenfreada do atual "vencedor" o Culex.
Segundo o que nos explicou Ricardo( que tb coordena o projeto Jacaré: Conservação e Manejo de Vida Silvestre) nossa Lagoinha esta assoreada em suas duas únicas saídas( observe na foto de fundo do título) o que impede a movimentação da água e também dos resíduos( daí formação das tufas, bolhas de gases como consequencia da putrefação dos resíduos do esgoto, como mostra a foto abaixo). Para melhor visualização basta clicar sobre as fotos .
Com a ocupação desemfreada e o depósito DIÁRIO de todo esgoto da ZONA OESTE( eu disse TODO) em nossas lagoas e rios o assoreamento foi questão de tempo. Mais a falta de conservação das margens e limpeza geral, o que estamos vivendo hoje, é um enorme desequilíbrio ecológico onde , como sempre acontece, os vencedores são os insetos!
Os sobreviventes, alem de nós( por ora), são os jacarés...... que estão no topo da cadeia alimentar e que se mantém graças a algumas adaptações atraves das quais passaram a alimentar-se de ratos, insetos, lixo alem da carne que algumas pessoas jogam, principalmente na conhecida "Ponte do Jacaré"( perto da rua Clovis Salgado) onde eles se juntam também por conta de haver ali águas mais aquecidas( pelas saídas do esgoto no canal).
Alem deste trágico problemas ainda temos mais: o nível da Lagoinha esta baixando, assustadoramente, o que significa dizer que em alguns anos, se não for feito o desassoreamento URGENTE, teremos ali um mangue de esgoto!
Continuando nossa descrição aterrorizante, tivemos por fim a notícia, que nos veio atraves do Erick Melo Matos, ex responsável pela chefia do grupo dos Gardiões dos Rios, que é morador do entorno da comunidade do Tereirão. Ele nos confirmou conhecer diversas pessoas com Filariose . A conhecida elefantíase é transmitida pelo mosquito Culex que se pensava extinta, pelo menos por aqui!
Lógico que retornei pra casa perplexa.....exatamente como você deve estar agora.!
Noentanto ainda temos chances! Acreditem! Atraves da indicação do pesquisador Ricardo, encontrei o blog Boca do Mange, onde o professor e doutor no assunto, Mario Moscatelli, descreve a situação de todo corpo hídrico de nossa cidade, com fotos. Também consegui acessar, atraves do Gogle duas entrevistas dadas por esse cidadão, onde numa ele fala do emissário da Barra e noutra da RECUPERAÇÃO DA Lagoa Rodrigo de Freitas, imperdível!.
Pelo que pude entender as medidas que ora a prefeitura vem tomando por aqui, que começou a tres dias atrás, com a retirada das gigogas da Lagoinha, mais a colocação de biolarvicida e inseticida nos jardins dos prédios, ainda é só o início. Segundo Ricardo, não se pode ficar só nisso. É preciso desassorear a lagoa e limpar os canais alem de IMEDIATAMENTE voltar o projeto Guardiões dos rios, como forma de manutenção indispensável. Em contra partida é excencial termos nosso esgoto TRATADO, e digo mais: o despejo de esgoto que mais suja e traz problemas é o dos prédios e condomínios, pois as casinhas das comunidades são em proporção, menos danosa.
Deem sua opinião.!
domingo, 20 de setembro de 2009
Gritar resolve
O jornal O Globo lançou um blog coletivo onde podemos editar nossa reclamções. O título do blog é Dois gritando( oglobo.com.br/doisgritando), nome bastante sugestivo.
Sugiro que nossos seguidores e demais leitores aproveitem mais este espaço para desabafar, reivindicar e divulgar nossos problemas.
Espero que todos possamos encher o blog de comentários afim de conseguirmos chamar mais a atenção daqueles que pretendem amanhã pedir nossos votos, sem nem ao menos saber o que precisamos verdadeiramente .
Sugiro que nossos seguidores e demais leitores aproveitem mais este espaço para desabafar, reivindicar e divulgar nossos problemas.
Espero que todos possamos encher o blog de comentários afim de conseguirmos chamar mais a atenção daqueles que pretendem amanhã pedir nossos votos, sem nem ao menos saber o que precisamos verdadeiramente .
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
A saga continua
Segundo declaração do pesquisador da Fiocruz Antony Érico e o biólogo Mario Moscatelli, a verba liberada pelo prefeito Eduardo Paes para limpeza dos canais do Recreio " não acabará com a proliferação do mosquito Culex", ainda que possa amenizar o problema. O maior problema esta ligado ao lançamento do esgoto diretamente nas águas dos rios da Lagoinha, Canal das Taxas e Canal Sernambetiba( ou Rio Morto)e o Rio Cortado.
Conforme pude, junto com nosso vizinho Carlos Coelho,morador da rua Leiloeiro Ernane Mello, documentar atraves das fotos abaixo, há o lançamento de esgoto diretamente ao longo de todo Canal das Taxas e por fim o assoreamento do canal do Rio Cortado o que impede a circulação das águas. O que temos então é uma ENORME LINGUA NEGRA A CÉU ABERTO!
Por isso a dragagem e a retirada das gigogas, podem APENAS minimizar o problema, mas não resolve-lo.
Estamos diante da necessidade URGENTE de providencias de curto, médio e longo prazo.
Evidentemente precisamos começar pela aplicação de biolarvicidas, drenagem e retiradas das gigogas da Lagoinha, mas o que está me preocupando é a falta da discussão sobre a liberação do flúxo das águas, que só acontecerá com a retirada do assoreamento,repação e limpeza das margens ao longo dos rios e a ordenação do esgotos dos prédios e casas das comunidades que ocupam desordenadamente o local.
O que concluimos, com pesar, é que estamos diante da necessidade maior de SANEAMENTO BÁSICO, prioridade nesta cidade desde seu início!
Lamentamos dizer que estamos prisioneiros, impedidos que somos de circular pelo nosso bairro após as 17:30h sob pena de sermos atacados pelos mosquitos.
A reação esboçada pela Prefeitura e Subprefeitura da Barra e Jacarepagua, ainda é muito incipiente diante da enormidade do problema, mais grave ainda que a questão da segurança no bairro.
A visita do subprefeito Tiago Mohamed, ontem nos jardins do Parque Chico Mendes prova que a situação esta sendo percebida pelas autoridades, só não sabemos é se os recursos e as ações terão presteza e seguirão critérios técnicos afim de resolver e não postergar nosso problema.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Paes libera verba para combater infestação de mosquitos
Saiu hoje em quase todos os jornais a notícia que esparamos muito. O prefeito Eduardo Paes autorizou a liberação de 149 mil reais para a Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá de forma "emergencial" para intensificar a limpeza dos canais da reigião.
Segundo o subprefeito Tiago Mohamed virão agentes sanitários que aplicarão inseticidas nos prédios e biolarvicida no Canal das Tachas e Lagoinha por pelo menos tres semanas de forma intensiva.
A notícia fala também num "estudo" de novo processo para remoção das gigogas das lagoas da área.
A notícia é boa e nos traz a esperança de termos novamente liberdade para abrirmos nossas janelas sem sermos "atacados " pelos Culex. Noentanto devemos continuar atentos, pois estas medidas ainda não estão acontecendo, são ainda promessas, consequencia do esforço dos moradores que não descansaram enquanto não conseguiram mobilizar o noticiário entorno do assunto.
Bom saber que fomos ouvidos e vistos. Mesmo assim precisamos continuar, pois não da pra ficar pagando, impostos, taxas, condomínios altos IPTU e mais inseticida luz(gasto com ar condicionado ou vantilador)e serviço de fumacê, tudo isso obrigação da Prefitura!!!!!!!!!!
Segundo o subprefeito Tiago Mohamed virão agentes sanitários que aplicarão inseticidas nos prédios e biolarvicida no Canal das Tachas e Lagoinha por pelo menos tres semanas de forma intensiva.
A notícia fala também num "estudo" de novo processo para remoção das gigogas das lagoas da área.
A notícia é boa e nos traz a esperança de termos novamente liberdade para abrirmos nossas janelas sem sermos "atacados " pelos Culex. Noentanto devemos continuar atentos, pois estas medidas ainda não estão acontecendo, são ainda promessas, consequencia do esforço dos moradores que não descansaram enquanto não conseguiram mobilizar o noticiário entorno do assunto.
Bom saber que fomos ouvidos e vistos. Mesmo assim precisamos continuar, pois não da pra ficar pagando, impostos, taxas, condomínios altos IPTU e mais inseticida luz(gasto com ar condicionado ou vantilador)e serviço de fumacê, tudo isso obrigação da Prefitura!!!!!!!!!!
sábado, 12 de setembro de 2009
Mosquitos... perigo!!!!!!!!!!!!!!!!
A luta dos moradores do Recreio dos Bandeirantes esta a todo vapor. Há pelo menos um mês depois de nos depararmos com um grupo, pequeno mas significativo de moradores, debaixo de chuva intensa, gesticulando e colendo assinaturas que reivindicam soluções para o descalábrio que estamos vivendo, percebemos que não estavamos sós, quanto ao DESESPERO em suportar A INVASÃO DOS MOSQUITOS CULEX!!!!!!!!!!!!!!
Desde então vimos conseguindo adesão de incontável número de moradores( já temos mais de 5000 assinaturas) que veem neste movimento sua única maneira de protestar em relação ao TOTAL descaso por parte de autoridades ligadas a Prefeitura, que inclusive teem funcinários também morando em nosso bairro .
Estamos vivendo um estado de calamidade, comparável, talvez ao que acontecia com os primeiros moradores da nossa cidade que foram salvos da malária pelo empenho do médico Oswaldo Cruz, que com apoio dos regentes, formou bigadas para combater os insetos e assim conseguir erradicar a febre amarela do Rio de Janeiro. Mais tarde, em1940, Fred Soper, outro cientista famoso,descobriu o DDT( dicloro-difenil-tricloroetano),no combate aos insetos. Esse inseticida passou a ser mundialmente usado no combate aos insetos voadores. Noentanto, descobriu-se que essa substancia também matava outras espécies de animais como peixes e aves alem de tornar alumas espécies de mosquitos resistentes a essa substancia, e por isso foi banido em quase todos os continentes.
Em nosso caso específico estamos sob ATAQUE e BOMBARDEIO do CULEX pipiens,mais conhecido como pernilongo.Esse mosquito tem como seu unico objetivo a reprodução, e por isso buscam uma refeição especial: o sangue de animais como você e eu........Atacam durante a noite e o zumbido que ouvimos é das fêmeas a procura do sangue humano.Esse barulho vem das asas que batem entre 250 a 500 vezes por segundo. Mesmo que você se agite ou tente liquida-los, não adianta, seu esforço só ajuda o mosquito a localiza-lo melhor Os cientisas chegaram a conclusão, que esses "insuportáveis invasores", são atraídos pelo gás carbônico, produzido por nossa respiração além do ácido láctico que liberamos ao nos exercitar. Além disso parece existir um estranho fascínio dos mosquitos pelo conhecido"chulé" humano, o que pode ainda piorar sua situação...!!!!!!" Ele reage automaticamente a estímulos como calor, cheiro e pressão do ar" segundo Andrew Spielman, imunologisa daUniversidade de Harvad, Etados Unidos, e um os
maiores especialistas em doenças tropicais do mundo.
O pior ainda esta por vir, pasmem, em apenas 90 segundos, um mosquito consegue absorver de duas a tres vezes seu próprio peso em sangue. Em seguida, arrasta-se ate um lugar seguro e lá, realiza um dos maiores feitos de digestão do mundo animal: durante 45 minutos, elimina os líquidos do sangue sob forma de urina....ou seja o mosquito faz xixi na parede de sua casa!! E depois disso, acumula energia suficiente para pôr cerca de 240 ovos em águas paradas e sujas.
Durante a refeição, o mosquito absorve qualquer parasita que esteja nela e que possa desenvolver-se em seu corpo. Ao picar uma pesoa com filariose, também conhecida como elefantíase, ele absorve os vermes ainda em seus primeiros estagios que dirigem-se para suas cabeças. Ao picar uma pessoa o verme se projeta na pele da vítima e se dirige aos vasos linfáticos, onde crescem até ficar do tamanho do braço adulto. Como em algumas pessoas o sistema imunológico reage acumulando líquidos, braços, pernas e genitais incham até tomar proporções gigantescas.
As medidas de maior sucesso no combate a esses indesejáveis ocupantes de nosso tertório, ainda são inseticidas e a destuição dos lugares em que eles se reproduzem, limpéza e manutenção dos rios periodicamente, inspeção e tratamento no controle dos mosquitos e educação ambiental.
Como resposta as nossas reivindicações a prefeitura enviou ontem, dia 11 de setembro, uma brigada de agentes sanitários, que conforme pudemos constatar, ficaram igualmente estarrecidos diante das evidencias. Ficou claro que não se trata de pequenos focos residenciais, estamos lidando com as consequencias de varias medidas incorretas no manuseio do Meio Ambiente que nos cerca. A primeira delas foi a desastroza suspenção do trabalho das equipes dos Guardiões DOS RIOS que cuidavam do afastamento das gigogas das margens aplicando larvicidas e biolarvicidas, o que causou a escandalosa situação que estamos no momento. Além disso a suspenção do trabalho constante das equipes de agentes sanitários que tem bastante conhecimento dos varios problemnas da nossa região.
No momento o trabalho de combate eficaz, ainda não começou, e não sabemos o porque, visto que não há necessidades de sermos especialistas para constatarmos o que vem acontecendo . Faltam medidas consistentes, que parece estar sendo procastinada pelas autoridades reponsáveis. Como moradores não estamos pedindo nada alem de nossos direitos. Pagamos impostos altos e o mínimo de retorno é o trabalho básico de saneamento.
Não precisamos de favores nem promessas e sim de atitudes responsáveis. Como moradores continuaremos atentos e o moviemeto que se iniciou permanecerá sem trégua, pois entendemos que como eleitores temos força e poder. Não desistiremos enquanto nosso bairro não estiver livre de tantos impostores e mosquitos.
Na última semana estivemos na mídia atraves da contribuição dos orgãos de comunicação: o Jornal O globo e a emissora de Tv Record que contribuiram enormente para divulgar nosso descontentamento. Segue abaixo fotos do nosso movimento.
Os próximo passos serão discutidos e divulgados atraves, inclusive deste blog.
Desde então vimos conseguindo adesão de incontável número de moradores( já temos mais de 5000 assinaturas) que veem neste movimento sua única maneira de protestar em relação ao TOTAL descaso por parte de autoridades ligadas a Prefeitura, que inclusive teem funcinários também morando em nosso bairro .
Estamos vivendo um estado de calamidade, comparável, talvez ao que acontecia com os primeiros moradores da nossa cidade que foram salvos da malária pelo empenho do médico Oswaldo Cruz, que com apoio dos regentes, formou bigadas para combater os insetos e assim conseguir erradicar a febre amarela do Rio de Janeiro. Mais tarde, em1940, Fred Soper, outro cientista famoso,descobriu o DDT( dicloro-difenil-tricloroetano),no combate aos insetos. Esse inseticida passou a ser mundialmente usado no combate aos insetos voadores. Noentanto, descobriu-se que essa substancia também matava outras espécies de animais como peixes e aves alem de tornar alumas espécies de mosquitos resistentes a essa substancia, e por isso foi banido em quase todos os continentes.
Em nosso caso específico estamos sob ATAQUE e BOMBARDEIO do CULEX pipiens,mais conhecido como pernilongo.Esse mosquito tem como seu unico objetivo a reprodução, e por isso buscam uma refeição especial: o sangue de animais como você e eu........Atacam durante a noite e o zumbido que ouvimos é das fêmeas a procura do sangue humano.Esse barulho vem das asas que batem entre 250 a 500 vezes por segundo. Mesmo que você se agite ou tente liquida-los, não adianta, seu esforço só ajuda o mosquito a localiza-lo melhor Os cientisas chegaram a conclusão, que esses "insuportáveis invasores", são atraídos pelo gás carbônico, produzido por nossa respiração além do ácido láctico que liberamos ao nos exercitar. Além disso parece existir um estranho fascínio dos mosquitos pelo conhecido"chulé" humano, o que pode ainda piorar sua situação...!!!!!!" Ele reage automaticamente a estímulos como calor, cheiro e pressão do ar" segundo Andrew Spielman, imunologisa daUniversidade de Harvad, Etados Unidos, e um os
maiores especialistas em doenças tropicais do mundo.
O pior ainda esta por vir, pasmem, em apenas 90 segundos, um mosquito consegue absorver de duas a tres vezes seu próprio peso em sangue. Em seguida, arrasta-se ate um lugar seguro e lá, realiza um dos maiores feitos de digestão do mundo animal: durante 45 minutos, elimina os líquidos do sangue sob forma de urina....ou seja o mosquito faz xixi na parede de sua casa!! E depois disso, acumula energia suficiente para pôr cerca de 240 ovos em águas paradas e sujas.
Durante a refeição, o mosquito absorve qualquer parasita que esteja nela e que possa desenvolver-se em seu corpo. Ao picar uma pesoa com filariose, também conhecida como elefantíase, ele absorve os vermes ainda em seus primeiros estagios que dirigem-se para suas cabeças. Ao picar uma pessoa o verme se projeta na pele da vítima e se dirige aos vasos linfáticos, onde crescem até ficar do tamanho do braço adulto. Como em algumas pessoas o sistema imunológico reage acumulando líquidos, braços, pernas e genitais incham até tomar proporções gigantescas.
As medidas de maior sucesso no combate a esses indesejáveis ocupantes de nosso tertório, ainda são inseticidas e a destuição dos lugares em que eles se reproduzem, limpéza e manutenção dos rios periodicamente, inspeção e tratamento no controle dos mosquitos e educação ambiental.
Como resposta as nossas reivindicações a prefeitura enviou ontem, dia 11 de setembro, uma brigada de agentes sanitários, que conforme pudemos constatar, ficaram igualmente estarrecidos diante das evidencias. Ficou claro que não se trata de pequenos focos residenciais, estamos lidando com as consequencias de varias medidas incorretas no manuseio do Meio Ambiente que nos cerca. A primeira delas foi a desastroza suspenção do trabalho das equipes dos Guardiões DOS RIOS que cuidavam do afastamento das gigogas das margens aplicando larvicidas e biolarvicidas, o que causou a escandalosa situação que estamos no momento. Além disso a suspenção do trabalho constante das equipes de agentes sanitários que tem bastante conhecimento dos varios problemnas da nossa região.
No momento o trabalho de combate eficaz, ainda não começou, e não sabemos o porque, visto que não há necessidades de sermos especialistas para constatarmos o que vem acontecendo . Faltam medidas consistentes, que parece estar sendo procastinada pelas autoridades reponsáveis. Como moradores não estamos pedindo nada alem de nossos direitos. Pagamos impostos altos e o mínimo de retorno é o trabalho básico de saneamento.
Não precisamos de favores nem promessas e sim de atitudes responsáveis. Como moradores continuaremos atentos e o moviemeto que se iniciou permanecerá sem trégua, pois entendemos que como eleitores temos força e poder. Não desistiremos enquanto nosso bairro não estiver livre de tantos impostores e mosquitos.
Na última semana estivemos na mídia atraves da contribuição dos orgãos de comunicação: o Jornal O globo e a emissora de Tv Record que contribuiram enormente para divulgar nosso descontentamento. Segue abaixo fotos do nosso movimento.
Os próximo passos serão discutidos e divulgados atraves, inclusive deste blog.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Infestação de mosquitos no Recreio, RJ
Como moradora apaixonada pelo bairro onde moro, engajei-me ao movimento de uns poucos moradores, que como eu mostraram-se indignados com o descaso das autoridades, diante da citada infestação de pernilongo( Culex quinquefasciatus) em nossas residências e no bairro em geral.
Temos reivindicado providências URGENTES a diversas autoridades, pois estamos diante da situação mais crítica vivida nos últimos tempos aqui no Recreio dos Bandeirantes.
A falta de respostas, mostra o descaso e abandono que vivemos.
Parece-nos que aqueles que foram eleitos, prometendo cuidar de nossos interesses, estão sim tentando destruir nossa cidade!
Esse Blog tem por objetivo maior trazer a público as queixas, sugestões e possíveis soluções daqueles, cidadãos de BEM, que como eu queiram expressar-se livremente sobre os problemas enfrentados por aqui( nosso bairro).
Adianto que não estou nem pretendo estar ligada a nenhum partido político, muito pelo contrário, deixo claro a quem interessar possa, que não quero pertencer a essa classe.
Espero que todos aqueles que venham visitar-nos sejam bem vindos e possam contribuir para nos ajudar a cuidar bem de nosso lugar.
Aguardo desde já SEU comentário! Abraços
Assinar:
Postagens (Atom)









