Enfim apos muita luta, pudemos voltar a abrir nossas janelas, usar nossas varandas e andar pelas ruas sem o incomodo ataque dos Culex. Viarmos 2010 aparentemente em paz!!!!!!!!!!!! Mas logo notamos que a limpeza que foi feita na nossa Lagoinha não continuou! Já avistamos a retomada das gigogas...... Rapidamente elas estão tomando posse novamente das águas e voltamos a ficar preocupados.
Hoje estive com um dos supervisores da Comlurb que esteve aqui no Parque Chico Mendes para falar com a gestora sobre a limpeza da Lagoinha. Alertei-os de que estamos preocupados e nossa intenção de voltar a cobrar veementemente das autoridades providencias, pois o risco de nova infestação esta na nossa "cara". Recebi relatos e pude pessoalmente sentir o aumento dos mosquitos ao entardecer! Conto com a manifestação de todos, NÃO PODEMOS PERMITIR NOVA CALAMIDADE, ESSE FILME NOS JÁ VIMOS!!!!!!!MANIFESTEMO-NOS URGENTEMENTE!
Sra Lucia, eu agradeço sua participação no blog do Culex, e gostaria de lhe parabenizar pela construção do blog vítimas do Culex, assim como pelos esforços na recuperação da lagoinha, em sua cidade. Observando as imagens, é certo que existe um ciclo de degradação ambiental na lagoinha, em que um provável baixo fluxo da água e constantes despejos de matéria orgânica (ou resíduos) desencadeiam muito rapidamente no estado de eutrofização, combinado com ausência de oxigênio no meio líquido. Surgem então as macrófitas como uma resposta da natureza para ‘filtrar’ a água e repor o oxigênio perdido, na tentativa de equilibrar o ambiente. Porém esses vegetais acabam se proliferando desordenadamente, sufocando ainda mais o meio. No caso da proliferação do Culex, acredito que esteja mais relacionado com a questão do baixo fluxo da água, uma vez que as jangadas se rompem com o movimento desta, tornando os ovos inviáveis. Também com um bom fluxo a lâmina superficial da água se torna mais fina e as larvas encontram dificuldade para se manter na superfície durante a respiração. Igualmente, a proliferação do Culex se torna maior na presença de macrófitas pelo fato de estas agirem como barreiras para o fluxo da água. No caso de lagoas, uma avaliação técnica e obras de engenharia para contornar o assoreamento, os níveis de entrada e saída de água (vazão) e a retirada de várzeas que comprometem o fluxo da água são medidas essenciais para prevenir tanto a ‘saturação’ do meio líquido como o controle deste mosquito. Espero ter auxiliado e desejo o ‘fim’ deste problema para a comunidade privilegiada pela visão e contato com a lagoinha. A solução é mesmo complexa e envolve muita gente, porém existe a esperança. Sirlei
ResponderExcluirAmigos do blog, é com muita tristeza e até desesperança que tenho constatado a VOLTA INFELIZ dos mosquitos - hoje mesmo são 19:55 e acabo de exterminar mais de 20!!! aqui em casa. Temos que voltar a fazer barulho, caso contrário, seremos vítimas não só do Culex mas como do AEDES!!! Estive no Parque Chico Mendes há +- 1 mês e vi que a lagoinha já está sendo tomada de novo pelas gigogas, aliás vejo isso diariamente da minha varanda. A Prefeitura não fez mais nada. Vamos nos mobilizar antes que seja tarde!
ResponderExcluirAbs em todos!
Cara amiga e vizinha esta mesmo na hora de voltarmos a nos manifestar. Saiba que teremos oportunidade disso na próxima sexta-feira dia 26/03 a partir das 8:30h na inauguração da subestação da CEDAE na Av. Glaucio Gil, em frente a Av. Professor Baltazar da Silveira ( Via Nove). Segundo consta no convite oficial, menos de 50 logradouros serão contemplados com o tratamento do esgoto produzido. Pelo que sei não ha qualquer plano ou estudo para ampliação deste serviço!!!!!!!!!! Participara do evento o prefeito Eduardo Paes. Creio ser importante que o maior numero de moradores vá a essa inauguração. Quem sabe possamos perguntar sobre os planos para o restante dos logradouros de nosso bairro. Abraços, infelizmente nossa luta esta longe de acabar
ResponderExcluirParabenizo mais uma vez a iniciativa deste blog que foi tão eficiente no último surto de mosquitos que tivemos. Graças ao protesto de vocês medidas foram tomadas e pudemos novamente abrir as janelas das nossas casas, aproveitar nossas varandas, passear no parque e aproveitar o que o nosso bairro tem de melhor.
ResponderExcluirÉ uma pena que as autoridades só funcionam a base de pressão e com o passar do tempo tudo volta ao que era antes! Os mosquitos estão de volta, infelismente!
Deixo aqui o meu apoio ao blog e protesto contra o descaso das autoridades!
Cristiana