quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Jacaré ta na lagoa, com preguiça de acordar"... cuidado jacaré, olha o mosquito!!!!!!!!!

 Certamente no momento a Lagoinha não está pra ninguém, nem pra jacare.
 Apesar de já terem sido removidas toneladas de gigogas e espalhado larvicida nas margens, que ora foram limpas, da NOSSA  lagoa, a situação a que chegamos é muito grave! Como  disse na postagem  nosso colaborador Carlos Coelho, a degradação é enorme e precisamos muito trabalho para recuperarmos a saude da Lagoinha das Taxas.
 Pelo menos acredito que estamos num processo de recomeço. Soube hoje , pelo assistente do subprefeito, Thiago Balzana, que o pessoal do projeto Guardiões do rio foi recontratado em carater emergencial e estão auxiliando nos trabalhos de limpeza da NOSSA LAGOINHA. Tambem chegaram para reforçar os trabalhos os agentes de saúde  que estão usando o inseticida atomizador, que deverá ser usado por peíodos de poucos dias depois suspenso, temporariamente, para impedir que o mosquito se torne resistente ao produto.
 Com certeza tudo isso tera impacto imediato sobre a população de mosquitos, mas não se iludam todo o ecosistema sofrerá também!
 Por isso é que nossa luta e preocupação não pode parar por aqui.. Estaremos reunidos com o subprefeito Tiago Mohamed na próxima sexta-feira e com certeza nossos esforços estarão concentrados em procurar compromete-lo não só com as necessárias providências emergenciais, mas com a continuação deste trabalho que diz respeito ao  desassoriamento dos canais da Lagoa, limpeza do fundo da mesma( dragagem)  saneamento das margens do canal das Taxas, reflorestamento das áreas degradas, cercamento da área  total do Parque,  sinalizações internas  alem das imprescindívies obras de infraestrutura, tais como banheiros, salas para cursos alternativos e etc.
 Também consta da nossa lista de compromissos: iluminação, asfalto e quebra molas
 Bem pedir não custa, estamos empenhados. Se  voce lembrar mais alguma coisa favor manifestar-se

O buraco é mais embaixo...e mais fundo!


A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como sede para os Jogos Olímpicos do ano de 2016. Há uma previsão orçamentaria para sediar estes jogos na ordem de R$ 28 bilhões. Somente para o estádio Mário Filho – o Maracanã, serão gastos R$ 430 milhões, para sua reforma visando à realização para a Copa do Mundo de Futebol, e não vamos citar o que foi gasto para sediar os jogos Pan-Americanos de 2007, uma fonte de grandes despesas, com benefícios escassos para a cidade. Somos contra a prática de esportes? Não! Absolutamente não! Esporte é vida, saúde, alegria, entretenimento, inclusão social. O que nos deixa absolutamente estarrecidos e não conseguimos de fato entender, como existe tanta verba disponível para as realizações desses mega eventos e não temos verbas para um atendimento de EXCELÊNCIA nas necessidades tão primárias para a população como: atendimento médico-hospitalar, ensino público, saneamento básico, segurança pública e transporte de massa. Estamos falando de necessidades primárias, de atendimento de EXCELÊNCIA. Não podemos de forma alguma entender essa matemática administrativa, se há tanta fartura de verba, por que a população não desfruta desse atendimento nas suas necessidades? Repetimos primárias!

Vejamos a situação do nosso bairro, o Recreio dos Bandeirantes, ou melhor, para não sermos egoístas – a baixada de Jacarepaguá, que nos anos 30 exibia exuberante beleza natural, preservada, conforme foi publicada na maravilhosa matéria no jornal O Globo do dia 25/9/2009, página 14, com o título: “O grito de socorro das poluídas lagoas do Rio”, imperdível! A matéria nos dá fantásticas e estarrecedoras informações: Mesmo com a inauguração do emissário submarino na Barra da Tijuca, inaugurado em Abril de 2007, o complexo hídrico que compreende as lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim, da Tijuca e a Lagoinha das Taxas recebem de acordo com a Cedae, 3500 litros por segundo, vejam bem, por SEGUNDO, sem contar com os 4 milhões de metros cúbicos de lama e lixo acumulados em todo o sistema. A mesma Cedae declara na mesma matéria, que apenas 40% do esgoto produzido na área, que possui cerca de 13,24 quilômetros quadrados, recebem tratamento.

Como é possível compreendermos e aceitarmos, uma área criada com o objetivo de ser um Parque Biológico de Preservação Ambiental a qual recebe o nome em homenagem ao nosso saudoso Chico Mendes, tendo como estrela maior a Lagoinha das Taxas, transformada unicamente ao longo de alguns anos em depósito de esgoto? O desequilíbrio ecológico é de tal ordem, que a nossa lagoinha se transformou em um imenso criadouro do mosquito Culex, causando preocupação e um transtorno sem igual aqueles que moram, trabalham e estudam no Recreio dos Bandeirantes, sobretudo aos que estão nas proximidades do Parque Chico Mendes. O ataque desses mosquitos é avassalador.A nossa estrela – mor, a lagoinha, recebe um volume de dejetos, por todos os lados, tão absurdo que ela infelizmente, está de fato gravemente enferma, em estado latente. A sua única artéria que a alimenta de forma natural, deveria abastece-la de água limpa, ao contrário, só despeja esgoto e todo tipo de lixo, assim como em vários outros pontos; só esgoto.Não podemos deixar de relatar, que a todo instante novos vazamentos de esgoto vazando pelos bueiros nas ruas, deixando a população entregue a todo tipo de risco, o que denota que o sistema sanitário é precário, não somente em relação à lagoinha. E tem mais um detalhe: o asfalto que é de ínfima qualidade se transforma de imediato em enormes buracos, colocando em riscos os veículos e os pedestres.
Esta população apavorada e preocupada diante destas calamidades, mobilizou-se de forma brilhante, altamente louvável, na mais perfeita ordem, sem causar qualquer tipo de transtorno ao restante da cidade, obteve mais de 5 mil assinaturas para sensibilizar as autoridades competentes em desesperada busca para a solução ideal deste grave e desconfortável problema.
O subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá o Sr. Tiago Mohamed compareceu ao Parque Chico Mendes presenciou toda a indignação, de poucos, porém desesperados cidadãos do Recreio dos Bandeirantes. Trouxe aos presentes, a notícia que havia conseguido uma verba emergencial junto ao Prefeito da cidade do Rio de Janeiro de R$ 149 mil para a retirada das gigogas na lagoinha das Taxas.
Os colaboradores deste blog (Recreioativo) não se contentaram com a noticia e com a ação proposta. Foram em busca de mais informações e esclarecimentos. Conseguiram um contato fundamental, com o biólogo e doutorando o Sr. Ricardo Francisco de Freitas Filho, obtendo uma série de esclarecimentos, ali mesmo diante da enferma e agonizante lagoinha. A mais estarrecedora das informações: as gigogas não são a principal vilã de todo esse processo, o que deixou ainda mais preocupados os colaboradores desse blog. A boa nova, segundo o biólogo Ricardo Freitas, a lagoinha pode ser salva, desde que além da retirada das gigogas também seja retirada a taboa, e que se faça dragagem do canal de saída da lagoinha até a Lagoa Marapendi permitindo um fluxo melhor de suas águas (ESGOTO!). È a solução ideal? Não, talvez, seja possível uma pequena subtração dessa imensa e infernal população de mosquito Culex e a sua descontrolada proliferação.
A mais importante e preponderante neste conjunto de medidas que não seja em hipótese alguma, segundo o biólogo, lançados esgoto e lixo de forma sistemática na lagoinha das Taxas. Dessa forma poderemos reestabelecer definitivamente o equilíbrio do ecossistema. Vamos orgulhosamente poder desfrutar, e dizer a cidade do Rio de Janeiro, ao Brasil e ao mundo que possuímos uma lagoa dentro do Parque Ecológico Chico Mendes.
No dia 1/10/2009 por volta das 20,30hs, foi realiza na Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes uma reunião dos moradores com o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, o Sr. Tiago Mohamed. Os que ali compareceram demonstraram toda a sua indignação do terrível problema que estamos vivendo. Na medida do possível o subprefeito o Sr. Tiago Mohamed ouviu a todos. Finalmente chegamos ao consenso, criando uma comissão que inclui moradores, colaboradores deste blog, representantes de órgãos do estado e município (Cedae, Conlurb e Rio águas) e mais o subprefeito que em conjunto debaterão as ações para se chegar à solução ideal: reestabelecer a saúde da nossa LAGOINHA DAS TAXAS e assim desfrutarmos de melhor qualidade de vida para todos.Esta reunião está marcada para o dia 9/10/2009, sexta feira, na sede da subprefeitura, na Barra.
O presidente Lula, tomado de grande emoção e alegria pela vitória da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no dia 2/10/2009 em Copenhague declarou: “Vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Então vamos trabalhar! Que seja intensificada a retirada das gigogas e desobstrução do canal que interliga alagoinha até o canal de Marapendi, vamos por mais máquinas; porque não se trabalha aos sábados?
Vamos intensificar as verbas e as obras de saneamento, realizada pela Cedae no Recreio dos Bandeirantes; só assim resolveremos de uma vez este problema da proliferação dos mosquitos Culex. Saneamento já!
Que o povo do Recreio possa acender a tocha Olímpica da Esperança!