A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como sede para os Jogos Olímpicos do ano de 2016. Há uma previsão orçamentaria para sediar estes jogos na ordem de R$ 28 bilhões. Somente para o estádio Mário Filho – o Maracanã, serão gastos R$ 430 milhões, para sua reforma visando à realização para a Copa do Mundo de Futebol, e não vamos citar o que foi gasto para sediar os jogos Pan-Americanos de 2007, uma fonte de grandes despesas, com benefícios escassos para a cidade. Somos contra a prática de esportes? Não! Absolutamente não! Esporte é vida, saúde, alegria, entretenimento, inclusão social. O que nos deixa absolutamente estarrecidos e não conseguimos de fato entender, como existe tanta verba disponível para as realizações desses mega eventos e não temos verbas para um atendimento de EXCELÊNCIA nas necessidades tão primárias para a população como: atendimento médico-hospitalar, ensino público, saneamento básico, segurança pública e transporte de massa. Estamos falando de necessidades primárias, de atendimento de EXCELÊNCIA. Não podemos de forma alguma entender essa matemática administrativa, se há tanta fartura de verba, por que a população não desfruta desse atendimento nas suas necessidades? Repetimos primárias!
Vejamos a situação do nosso bairro, o Recreio dos Bandeirantes, ou melhor, para não sermos egoístas – a baixada de Jacarepaguá, que nos anos 30 exibia exuberante beleza natural, preservada, conforme foi publicada na maravilhosa matéria no jornal O Globo do dia 25/9/2009, página 14, com o título: “O grito de socorro das poluídas lagoas do Rio”, imperdível! A matéria nos dá fantásticas e estarrecedoras informações: Mesmo com a inauguração do emissário submarino na Barra da Tijuca, inaugurado em Abril de 2007, o complexo hídrico que compreende as lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim, da Tijuca e a Lagoinha das Taxas recebem de acordo com a Cedae, 3500 litros por segundo, vejam bem, por SEGUNDO, sem contar com os 4 milhões de metros cúbicos de lama e lixo acumulados em todo o sistema. A mesma Cedae declara na mesma matéria, que apenas 40% do esgoto produzido na área, que possui cerca de 13,24 quilômetros quadrados, recebem tratamento.
Como é possível compreendermos e aceitarmos, uma área criada com o objetivo de ser um Parque Biológico de Preservação Ambiental a qual recebe o nome em homenagem ao nosso saudoso Chico Mendes, tendo como estrela maior a Lagoinha das Taxas, transformada unicamente ao longo de alguns anos em depósito de esgoto? O desequilíbrio ecológico é de tal ordem, que a nossa lagoinha se transformou em um imenso criadouro do mosquito Culex, causando preocupação e um transtorno sem igual aqueles que moram, trabalham e estudam no Recreio dos Bandeirantes, sobretudo aos que estão nas proximidades do Parque Chico Mendes. O ataque desses mosquitos é avassalador.A nossa estrela – mor, a lagoinha, recebe um volume de dejetos, por todos os lados, tão absurdo que ela infelizmente, está de fato gravemente enferma, em estado latente. A sua única artéria que a alimenta de forma natural, deveria abastece-la de água limpa, ao contrário, só despeja esgoto e todo tipo de lixo, assim como em vários outros pontos; só esgoto.Não podemos deixar de relatar, que a todo instante novos vazamentos de esgoto vazando pelos bueiros nas ruas, deixando a população entregue a todo tipo de risco, o que denota que o sistema sanitário é precário, não somente em relação à lagoinha. E tem mais um detalhe: o asfalto que é de ínfima qualidade se transforma de imediato em enormes buracos, colocando em riscos os veículos e os pedestres.
Esta população apavorada e preocupada diante destas calamidades, mobilizou-se de forma brilhante, altamente louvável, na mais perfeita ordem, sem causar qualquer tipo de transtorno ao restante da cidade, obteve mais de 5 mil assinaturas para sensibilizar as autoridades competentes em desesperada busca para a solução ideal deste grave e desconfortável problema.
O subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá o Sr. Tiago Mohamed compareceu ao Parque Chico Mendes presenciou toda a indignação, de poucos, porém desesperados cidadãos do Recreio dos Bandeirantes. Trouxe aos presentes, a notícia que havia conseguido uma verba emergencial junto ao Prefeito da cidade do Rio de Janeiro de R$ 149 mil para a retirada das gigogas na lagoinha das Taxas.
Os colaboradores deste blog (Recreioativo) não se contentaram com a noticia e com a ação proposta. Foram em busca de mais informações e esclarecimentos. Conseguiram um contato fundamental, com o biólogo e doutorando o Sr. Ricardo Francisco de Freitas Filho, obtendo uma série de esclarecimentos, ali mesmo diante da enferma e agonizante lagoinha. A mais estarrecedora das informações: as gigogas não são a principal vilã de todo esse processo, o que deixou ainda mais preocupados os colaboradores desse blog. A boa nova, segundo o biólogo Ricardo Freitas, a lagoinha pode ser salva, desde que além da retirada das gigogas também seja retirada a taboa, e que se faça dragagem do canal de saída da lagoinha até a Lagoa Marapendi permitindo um fluxo melhor de suas águas (ESGOTO!). È a solução ideal? Não, talvez, seja possível uma pequena subtração dessa imensa e infernal população de mosquito Culex e a sua descontrolada proliferação.
A mais importante e preponderante neste conjunto de medidas que não seja em hipótese alguma, segundo o biólogo, lançados esgoto e lixo de forma sistemática na lagoinha das Taxas. Dessa forma poderemos reestabelecer definitivamente o equilíbrio do ecossistema. Vamos orgulhosamente poder desfrutar, e dizer a cidade do Rio de Janeiro, ao Brasil e ao mundo que possuímos uma lagoa dentro do Parque Ecológico Chico Mendes.
No dia 1/10/2009 por volta das 20,30hs, foi realiza na Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes uma reunião dos moradores com o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, o Sr. Tiago Mohamed. Os que ali compareceram demonstraram toda a sua indignação do terrível problema que estamos vivendo. Na medida do possível o subprefeito o Sr. Tiago Mohamed ouviu a todos. Finalmente chegamos ao consenso, criando uma comissão que inclui moradores, colaboradores deste blog, representantes de órgãos do estado e município (Cedae, Conlurb e Rio águas) e mais o subprefeito que em conjunto debaterão as ações para se chegar à solução ideal: reestabelecer a saúde da nossa LAGOINHA DAS TAXAS e assim desfrutarmos de melhor qualidade de vida para todos.Esta reunião está marcada para o dia 9/10/2009, sexta feira, na sede da subprefeitura, na Barra.
O presidente Lula, tomado de grande emoção e alegria pela vitória da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no dia 2/10/2009 em Copenhague declarou: “Vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Então vamos trabalhar! Que seja intensificada a retirada das gigogas e desobstrução do canal que interliga alagoinha até o canal de Marapendi, vamos por mais máquinas; porque não se trabalha aos sábados?
Vamos intensificar as verbas e as obras de saneamento, realizada pela Cedae no Recreio dos Bandeirantes; só assim resolveremos de uma vez este problema da proliferação dos mosquitos Culex. Saneamento já!
Que o povo do Recreio possa acender a tocha Olímpica da Esperança!