quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Tresmarias": Guaratiba,Lagoa de Marapendi e a LAGOINHA!




 Diante de tantos questionamentos , reuniões e andanças, no sentido de encontrarmos o caminho da recuperação da NOSSA LAGOINHA, fomos  obrigados a buscar conhecer sua HISTÓRIA.   Quando Potugal tomou posse da Terra de Stª Cruz, em 1500, todo território Brasileiro passou a pertencer a coroa Portuguesa, que inicialmente a dividiu em Capitanias, mais a diante instituiu-se o sistema por SESMARIAL, que  pouco a pouco foi substituido pela propriedade privada, por força do demenbramento em porções menores.

A Baixada de Jacarepaguá, no tempo das Sesmarias foi divida em duas grandes propriedades: uma compreendia  a Lagoa de Camorim, Tijuca e parte de Marapendi  e a outra, limitada a leste, pelo Rio Pavuna, continha toda área de restinga até Guaratiba,  parte da  Lagoa de Marapendi e a Lagoinha, onde hoje esta situado o Parque Natural Municipal Chico Mendes( essa é a "nossa tresmarias!").
Em 1965 o Antigo Parque da Lagoinha foi tombado pelo Patrimonio Histórico e Artisticodo Estado da Guanabara, e nesta época toda   esta área pertencia a Prefeitura.
Foi somente em 1989 que com a ajuda ,e importante interferencia ,da Associação de Moradores do Recreio dos Bandeirantes(AMOR) junto com a Região Administrativa da Barra da Tijuca e a Superintendencia do Meio Ambiente( Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente) na gestão do então Prefeito Marcello Alencar que foi criado, por decreto, o atual Parque Natural Municipal Chico Mendes.                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Hoje  o Parque tem 436mil m2( ou 33,6 hectares) esta sob a tutela da Fundação Rio ZOO e Secretaria Municipal do Meio Ambiente( SMAC), conta com as  parcerias  em projetos de conservação e preservação com a UFRJ, UERJ Universidade Federal Rural do RJ e Universidade Estacio de Sá(UNESA) e com o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental(IIPPA) na área de Educação Ambiental e Lazer.
Tudo muito bonito NO PAPEL, pois na realidade o Parque hoje parece estar passando por sérias necessidades. Não temos nenhuma placa de indicação de nenhuma trilha não existem banheiros para os visitantes a infraestrutura é precária e nenhuma atividade é estimulada para visitantes. A ultima infestação de mosquitos na região não foi a unica. Em 1996 também tivemos sérios problemas cabendo a Comlurb na época sua solução, em 2005 houve também o mesmo problema, tudo isso é de conheciemnto das autoridades, inclusive sua solução. O intolerável continua sendo a falta de saneamento na região. Temos tido reuniões com a Subprefeitura, mas até agora nenhum projeto nos foi apresentado sob o assunto.
 Estive  ha dias atras no Seminário das Associações  da Barra e Adjacências com o biólogo Mario Moscatelli que nos falou sob sua experiência com o poder público, disse-me ele que não existe outra forma de lidar com o assunto senão entrando contra essas autoridades no Ministério Publico, infelizmente.
Estarei enviando a esse Profissional, que diz ter acordado ha anos para a necessidade de tomarmos iniciativas contra o abuso e o descaso com nossa cidade, este texto que espero faça comentário.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oportunidade imperdível

Oportunidade imperdível
Bem ditos mosquitos!


“Bem ditos mosquitos!” Esta frase pode ter um efeito como uma bomba arrasadora para a população do Recreio dos Bandeirantes, principalmente para aqueles que vivem no entorno do Parque Biológico Chico Mendes.
A reunião que se realizou na sexta feira, dia 9/10/ 2009, na subprefeitura da Barra da Tijuca, convocada pelo subprefeito Sr. Tiago Mohamed, com a comissão de moradores e os órgãos da: secretaria municipal de saúde, Inea, Cedae, Rio Águas, Força Tarefa Combate a Vetores, nos levou a reflexão de que todos estamos diante de uma “Oportunidade imperdível”.
Devemos e temos a obrigação de aprofundar este debate, para isto, é necessário convocar os demais órgãos como: secretaria de habitação, para viabilizar um projeto habitacional para a comunidade do Terreirão. O governo federal tem projeto de construir milhares casas populares, projeto Minha casa Minha vida, e até o momento só gastou 8% da verba prevista, portanto viabilidade existe, cabe o governo estadual e o municipal apresentarem os seus projetos de habitação, sem esquecer o PAC. Segundo a Cedae esta comunidade ficará de fora do sistema de coleta de esgoto do Recreio, inauguração prevista no máximo para o final de Janeiro de 2010. Conseqüentemente, continuaremos lançando dejetos e todo tipo de lixo no canal das Taxas, indo parar na lagoinha. A água limpa do canal das Taxas é de suma importância para a saúde da lagoinha. Concluído o projeto habitacional, a comunidade ficará interligada ao sistema coletor, terminando de forma definitiva com o lançamento de esgoto na lagoinha. Devemos incluir neste fórum de debate a secretaria de ordem pública, para recuperar área que pertence ao Parque Chico Mendes. Precisamos incluir também o Rio Zôo, para elaborar um plano botânico em conjunto com ornitólogo aproveitando as características do local para preservar as aves existentes e atrair mais aves para o Parque. Estudar a possibilidade de incluir, animais silvestres (livres!) e preservar aqueles que existem atualmente no ecossistema. Com a recuperação das águas da lagoinha não podemos esquecer de como intervir para atrair os peixes, principalmente se possível, os larbívoros, esses peixes combaterão o surgimento de novos focos de larvas de mosquitos.
Para que este projeto tenha êxito é necessário um coordenador com transito entre todos os órgãos, este coordenador, se encarregará de passar todas as informações, debater as ações e convocar quando necessário, os responsáveis pelos órgãos envolvidos, para as reuniões periódicas, previamente marcadas, com o subprefeito em conjunto com os representantes da atual comissão de moradores.
Essas metas concluídas serão um marco inesquecível para os atuais governantes do estado, do município e principalmente para a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Estaremos todos, dando um exemplo e uma contribuição inestimável, à saúde da lagoinha e também ao nosso planeta Terra.
Todos os desafios só são possíveis, quando marcamos uma data para serem concluídos, sem prorrogação, senão morremos e os projetos não passam de meros sonhos, fantasias. Na data determinada, deveremos dar uma grande festa, para a reinaugurar o Parque Biológico Chico Mendes. Por certo assistiremos ao um maravilhoso espetáculo. O espetáculo que somente a Mãe Natureza pode nos proporcionar!
Vamos todos participar, apontar novos caminhos, comentar, criticar. Esta é, sem dúvida alguma, para todos, uma Oportunidade imperdível, para recuperar e melhorar o que se destinou como Parque Biológico. A mão que destrói, reconstrói, transforma e torna ainda melhor.
A natureza nos dá proporcionalmente tudo aquilo que dedicamos a ela.

"O que será o amanhã, responda quem puder"....!

(Reunião na Subprefeitura da região, em o9/10/2009  )

Essa foi a tônica da reunião de hoje dos moradores com o Subprefeito Tiago Mohamed.  Estavam
presentes representates da Rio Aguas: Dr. Marco Aurelio, Cedae: Dra. Marcia Baccarine e Claudino, Secretaria de Saúde: Dra. Monica e Sr. Nilson( técnico), Força Tarefa: Ralph e chegando por fim o Inea( Instituto do Meio Ambiente): Dra. Claudia Braga. alem da firma Eco Purity do RS que trabalha no combate a vetores, nosso caso o mosquito Culex.
Os membros da empresa Eco Purity iniciaram a reunião fazendo explanação sobre suas técnicas de atuação na Lagoinha, caso venha a ser contratada pela prefeitura. Aos representantes da Rio Aguas coube os questionamentos que levaram a decisão de reunirem-se posteriormente para análise específica das possibilidades, cronogramas, resultados e perspectivas oferecidas pela firma em questão no combate emergencial do mosquito.
Coube em seguida aos representates da Cedae fazer considerações sobre as obras que  estam em andamento e podem ser vistas inclusive na Av. Baltazar da Silveira em frente ao Parque Marapendi e na Av das Américas. Essas obras tem prazo pra terminar ate o fim de janeiro próximo(2010), e chegam ate a Av. Glaucio Gil. Noentanto como ficou claro esse sistema coletor de esgoto ainda não contempla todo do Bairro. Fica de fora toda a comunidade do Terreirão e outras áreas do bairro.Aos representantes da Secretaria de Saude coube explanação sobre o andamento das ações no bairro:a atuação dos agentes de saude visitando condomínios e casas procurando e eliminado possíveis focos além da colocação de biolarvicida nas margens já limpas da NOSSA LAGOINHA, de onde já foram retiradas boa partes das gigogas.

Ficou tambem determinado o acompanhamento por parte dos pesquisadores e o pessoal da Força Tarefa na remoção das gigogas e o cuidado necessário com os animais que a usam como local de reprodução ( ninhos de alguns pássaros) e com os jacarés, habitantes costumeiros de nossos rios, canais e da própria Lagoinha.
Durante toda a explanação muitos foram os questionamentos e intervenções, mas não tenho como descreve-los minuciosamente. O que ficou claro é a URGENTE necessidade de providencias múltiplas e conjuntas,entre os orgãos e pesquisadores que atuam no local, afim de somarem nas decisões de recuperação da lagoa.
Creio ser também dispenssável dizer que estamos hoje nesta situação por conta UNICA e EXCLUSIVA da falta de ações, obras e cuidados dos orgãos hoje em questão, que com certeza contaram tambem com a nossa sistematica pratica de acomodação .

As falas mais contundentes frizaram que todos entendem que as gigogas e tambem os mosquitos NÃO SÃOS os VILÕES desta TRISTE HISTORIA mas sim o despejo continuado de esgoto sem tratamento em toda extensão do canal e na prórpia LAGOINHA por tempo demasiado. Pelo que nos informou o Biólogo e Doutorando em Ecologia perla UERJ, Ricardo Freitas Filho que faz pesquisa com os jacares nas lagoasi, o local que hoje é o mais fundo da Lagoa esta com no máximo dois metros de profundidade, quando outrora deveria ter pelo menos cinco metros. Isso significa dizer que estamos tendo perda novolume de agua com acumulo de deposito organico no fundo dela. Simples entender: nossa lagoa recebe esgoto do canal que a alimenta e não tem saida em sua ligação com a Lagoa de Marapendi e o canal do Rio Morto, por estar assoriado. Então temos um valão que se transformou em depósito de esgoto. Se continuar desse jeito fatalmente a lagoa ira secar e se transformará num PANTANO DE ESGOTO!!
Dado o nº de profissionais e os necessarios DEBATES, a reunião prolongou-se até por volta das 13h . Ficou agendada nova reunião para o dia 23 deste mesmo mes, com o propósito de acompnharmos o andamento do que já vem sendo feito, bem como a apresentação IMPORTANTÍSSIMA de estudo do INEA cuja contribuição será de informar como e onde sera possível desassoriar a LAGOINHA afim de devolver-lhe a vida e energia, ate que com a conclusão das obras da Cedae possa não mais receber o esgoto de toda região.
Contudo é importante dizer que o desassoriamento sem a limpeza do fundo da lagoa ou a retardatária chegada da rede de esgoto( ainda sem prazo pra começar!) e posterior limpeza do fundo e desassoriamento NÃO ADINTA, as ações NECESSITAM SER REALIZADAS DE FORMA CONJUNTA uma coisa não elimina a outra.

Deixo para os demais os preciosos comentários no sentido de complemntar o que, infelizmente, eu possa ter esquecido emncionar. Abraços

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lagoinha das Taxas URGENTE!!!!!!!!!!!

Informo que  nosso colaborador Ricardo Freitas Filho, biólogo e Doutorando da UERJ coordenador do Projeto Jacaré,por estar tecnicamente impossibilitado, no momento, de postar  o texto abaixo, autorizou-me faze-lo. POR ISSO ALERTO o texto que se segue é do autor citado.



 Quando falei sobre a retirada da vegetação, me referi APENAS as que estão entre a Lagoinha, o canla das Taxas  e o Terreirão.
 A vegetação aquática  é de vital importancia para a respiração da lagoa, e a Taboa, assim como o aguapé( gigoga) são BENÉFICOS ao ambiente, e não os vilões. Não é necessário retirar a vegetação e sim liberar a conexão com os canais. A entrada de agua, como consequencia dessa liberação, permite o fluxo oriundo do canal das Taxas e Sernambetiba, reduzindo naturalmente o acumulo dos aguapé. Só assim permitiremos a respiração da lagoa e o fluxo energia natural.
 Infelizmante a retirada do aguapé esta sendo feita de forma errada e indiscriminada. Isso alem de não resolver o problema ira causar danos ao ambiente, pois pasmem, estamos em plena época de reprodução de aves aquáticas que usam essa vegetação( gigoga e taboa) para fazer seus ninhos, sem contarmos que serve de abrigo para os filhotes de jacaré!.
  Como pesquisador e coordenador do Projeto Jacare, causa-me espanto não estar sendo informado sobre os jacaresinhos que estão sendo retirados das máquinas coletoras de gigioas. Esse filhotes devem ser monitorados de forma sistemática e responsável, obedecendo criteriosamente período de observaçãoem separado. Tudo que lhes acontece é de fundamental importancia para esta pesquisa visto estarmos a frente deste trabalho que interessa também na recuperação da lagoa. 
 Pois é estamos diante de situação grave!

 A retirada das gigoga deve acontecer de forma monitorada por especialistas e pesquisadores da região IMEDIATAMENTE.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Jacaré ta na lagoa, com preguiça de acordar"... cuidado jacaré, olha o mosquito!!!!!!!!!

 Certamente no momento a Lagoinha não está pra ninguém, nem pra jacare.
 Apesar de já terem sido removidas toneladas de gigogas e espalhado larvicida nas margens, que ora foram limpas, da NOSSA  lagoa, a situação a que chegamos é muito grave! Como  disse na postagem  nosso colaborador Carlos Coelho, a degradação é enorme e precisamos muito trabalho para recuperarmos a saude da Lagoinha das Taxas.
 Pelo menos acredito que estamos num processo de recomeço. Soube hoje , pelo assistente do subprefeito, Thiago Balzana, que o pessoal do projeto Guardiões do rio foi recontratado em carater emergencial e estão auxiliando nos trabalhos de limpeza da NOSSA LAGOINHA. Tambem chegaram para reforçar os trabalhos os agentes de saúde  que estão usando o inseticida atomizador, que deverá ser usado por peíodos de poucos dias depois suspenso, temporariamente, para impedir que o mosquito se torne resistente ao produto.
 Com certeza tudo isso tera impacto imediato sobre a população de mosquitos, mas não se iludam todo o ecosistema sofrerá também!
 Por isso é que nossa luta e preocupação não pode parar por aqui.. Estaremos reunidos com o subprefeito Tiago Mohamed na próxima sexta-feira e com certeza nossos esforços estarão concentrados em procurar compromete-lo não só com as necessárias providências emergenciais, mas com a continuação deste trabalho que diz respeito ao  desassoriamento dos canais da Lagoa, limpeza do fundo da mesma( dragagem)  saneamento das margens do canal das Taxas, reflorestamento das áreas degradas, cercamento da área  total do Parque,  sinalizações internas  alem das imprescindívies obras de infraestrutura, tais como banheiros, salas para cursos alternativos e etc.
 Também consta da nossa lista de compromissos: iluminação, asfalto e quebra molas
 Bem pedir não custa, estamos empenhados. Se  voce lembrar mais alguma coisa favor manifestar-se

O buraco é mais embaixo...e mais fundo!


A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como sede para os Jogos Olímpicos do ano de 2016. Há uma previsão orçamentaria para sediar estes jogos na ordem de R$ 28 bilhões. Somente para o estádio Mário Filho – o Maracanã, serão gastos R$ 430 milhões, para sua reforma visando à realização para a Copa do Mundo de Futebol, e não vamos citar o que foi gasto para sediar os jogos Pan-Americanos de 2007, uma fonte de grandes despesas, com benefícios escassos para a cidade. Somos contra a prática de esportes? Não! Absolutamente não! Esporte é vida, saúde, alegria, entretenimento, inclusão social. O que nos deixa absolutamente estarrecidos e não conseguimos de fato entender, como existe tanta verba disponível para as realizações desses mega eventos e não temos verbas para um atendimento de EXCELÊNCIA nas necessidades tão primárias para a população como: atendimento médico-hospitalar, ensino público, saneamento básico, segurança pública e transporte de massa. Estamos falando de necessidades primárias, de atendimento de EXCELÊNCIA. Não podemos de forma alguma entender essa matemática administrativa, se há tanta fartura de verba, por que a população não desfruta desse atendimento nas suas necessidades? Repetimos primárias!

Vejamos a situação do nosso bairro, o Recreio dos Bandeirantes, ou melhor, para não sermos egoístas – a baixada de Jacarepaguá, que nos anos 30 exibia exuberante beleza natural, preservada, conforme foi publicada na maravilhosa matéria no jornal O Globo do dia 25/9/2009, página 14, com o título: “O grito de socorro das poluídas lagoas do Rio”, imperdível! A matéria nos dá fantásticas e estarrecedoras informações: Mesmo com a inauguração do emissário submarino na Barra da Tijuca, inaugurado em Abril de 2007, o complexo hídrico que compreende as lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim, da Tijuca e a Lagoinha das Taxas recebem de acordo com a Cedae, 3500 litros por segundo, vejam bem, por SEGUNDO, sem contar com os 4 milhões de metros cúbicos de lama e lixo acumulados em todo o sistema. A mesma Cedae declara na mesma matéria, que apenas 40% do esgoto produzido na área, que possui cerca de 13,24 quilômetros quadrados, recebem tratamento.

Como é possível compreendermos e aceitarmos, uma área criada com o objetivo de ser um Parque Biológico de Preservação Ambiental a qual recebe o nome em homenagem ao nosso saudoso Chico Mendes, tendo como estrela maior a Lagoinha das Taxas, transformada unicamente ao longo de alguns anos em depósito de esgoto? O desequilíbrio ecológico é de tal ordem, que a nossa lagoinha se transformou em um imenso criadouro do mosquito Culex, causando preocupação e um transtorno sem igual aqueles que moram, trabalham e estudam no Recreio dos Bandeirantes, sobretudo aos que estão nas proximidades do Parque Chico Mendes. O ataque desses mosquitos é avassalador.A nossa estrela – mor, a lagoinha, recebe um volume de dejetos, por todos os lados, tão absurdo que ela infelizmente, está de fato gravemente enferma, em estado latente. A sua única artéria que a alimenta de forma natural, deveria abastece-la de água limpa, ao contrário, só despeja esgoto e todo tipo de lixo, assim como em vários outros pontos; só esgoto.Não podemos deixar de relatar, que a todo instante novos vazamentos de esgoto vazando pelos bueiros nas ruas, deixando a população entregue a todo tipo de risco, o que denota que o sistema sanitário é precário, não somente em relação à lagoinha. E tem mais um detalhe: o asfalto que é de ínfima qualidade se transforma de imediato em enormes buracos, colocando em riscos os veículos e os pedestres.
Esta população apavorada e preocupada diante destas calamidades, mobilizou-se de forma brilhante, altamente louvável, na mais perfeita ordem, sem causar qualquer tipo de transtorno ao restante da cidade, obteve mais de 5 mil assinaturas para sensibilizar as autoridades competentes em desesperada busca para a solução ideal deste grave e desconfortável problema.
O subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá o Sr. Tiago Mohamed compareceu ao Parque Chico Mendes presenciou toda a indignação, de poucos, porém desesperados cidadãos do Recreio dos Bandeirantes. Trouxe aos presentes, a notícia que havia conseguido uma verba emergencial junto ao Prefeito da cidade do Rio de Janeiro de R$ 149 mil para a retirada das gigogas na lagoinha das Taxas.
Os colaboradores deste blog (Recreioativo) não se contentaram com a noticia e com a ação proposta. Foram em busca de mais informações e esclarecimentos. Conseguiram um contato fundamental, com o biólogo e doutorando o Sr. Ricardo Francisco de Freitas Filho, obtendo uma série de esclarecimentos, ali mesmo diante da enferma e agonizante lagoinha. A mais estarrecedora das informações: as gigogas não são a principal vilã de todo esse processo, o que deixou ainda mais preocupados os colaboradores desse blog. A boa nova, segundo o biólogo Ricardo Freitas, a lagoinha pode ser salva, desde que além da retirada das gigogas também seja retirada a taboa, e que se faça dragagem do canal de saída da lagoinha até a Lagoa Marapendi permitindo um fluxo melhor de suas águas (ESGOTO!). È a solução ideal? Não, talvez, seja possível uma pequena subtração dessa imensa e infernal população de mosquito Culex e a sua descontrolada proliferação.
A mais importante e preponderante neste conjunto de medidas que não seja em hipótese alguma, segundo o biólogo, lançados esgoto e lixo de forma sistemática na lagoinha das Taxas. Dessa forma poderemos reestabelecer definitivamente o equilíbrio do ecossistema. Vamos orgulhosamente poder desfrutar, e dizer a cidade do Rio de Janeiro, ao Brasil e ao mundo que possuímos uma lagoa dentro do Parque Ecológico Chico Mendes.
No dia 1/10/2009 por volta das 20,30hs, foi realiza na Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes uma reunião dos moradores com o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, o Sr. Tiago Mohamed. Os que ali compareceram demonstraram toda a sua indignação do terrível problema que estamos vivendo. Na medida do possível o subprefeito o Sr. Tiago Mohamed ouviu a todos. Finalmente chegamos ao consenso, criando uma comissão que inclui moradores, colaboradores deste blog, representantes de órgãos do estado e município (Cedae, Conlurb e Rio águas) e mais o subprefeito que em conjunto debaterão as ações para se chegar à solução ideal: reestabelecer a saúde da nossa LAGOINHA DAS TAXAS e assim desfrutarmos de melhor qualidade de vida para todos.Esta reunião está marcada para o dia 9/10/2009, sexta feira, na sede da subprefeitura, na Barra.
O presidente Lula, tomado de grande emoção e alegria pela vitória da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no dia 2/10/2009 em Copenhague declarou: “Vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Então vamos trabalhar! Que seja intensificada a retirada das gigogas e desobstrução do canal que interliga alagoinha até o canal de Marapendi, vamos por mais máquinas; porque não se trabalha aos sábados?
Vamos intensificar as verbas e as obras de saneamento, realizada pela Cedae no Recreio dos Bandeirantes; só assim resolveremos de uma vez este problema da proliferação dos mosquitos Culex. Saneamento já!
Que o povo do Recreio possa acender a tocha Olímpica da Esperança!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

AMOR pra quem cara pálida!?

 Caros amigos  estive hoje na sede da Associação de moradores do Recreio, na rua Benvindo de  Novais 278, para confirmar a informação sobre a reunião que haverá AMANHÃ DIA  01/10  as 20:30H  com o Sub Prefeito Sr. Tiago Mohamed.
 Espero que os moradores do nosso bairro compareçam . Estarei lá por volta das 20;15h, chegem cedo pois o lugar é pequeno.

 Endreço da Associação: Rua Benvindo de Novais, 278 tel:2437-8446 ( é mais fácil visualizar pela Genaro de Carvalho no terreno da CONLURB)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

S.O.S Lagoinha do Parque Chico Mendes



 Depois de termos passado a tarde de ontem: Eu, nossos colaboradores do blog: Regina  Donadio e Carlos Coelho, juntos com o biólogo e Doutorando em Ecologia e Evolução Ricardo Francisco Freitas Filho  da UERJ  constatamos que estamos diante de grande desastre ecológico, cuja incomoda consequencia ( neste momento) é a proliferação desenfreada do  atual "vencedor" o Culex.
 Segundo o que nos explicou Ricardo( que tb coordena o projeto Jacaré: Conservação e Manejo de Vida Silvestre) nossa Lagoinha esta assoreada em suas duas únicas saídas( observe na foto de fundo do título) o que impede a movimentação da água e  também dos resíduos( daí  formação das tufas,  bolhas de gases como consequencia da putrefação dos resíduos do esgoto, como mostra a foto abaixo). Para melhor visualização basta clicar sobre as fotos .

 Com a ocupação desemfreada  e o depósito DIÁRIO de todo esgoto da ZONA OESTE( eu disse TODO) em nossas lagoas e rios o assoreamento foi questão de tempo. Mais a falta de conservação das margens  e limpeza  geral, o que estamos vivendo  hoje, é um enorme desequilíbrio ecológico onde , como sempre acontece, os vencedores são os insetos!

  Os sobreviventes, alem de nós( por ora), são os jacarés...... que estão no topo da cadeia alimentar e que se mantém graças a  algumas adaptações  atraves das quais passaram a alimentar-se de ratos, insetos, lixo alem da  carne que algumas pessoas jogam, principalmente na conhecida "Ponte do Jacaré"( perto da rua Clovis Salgado) onde eles se juntam também por conta de haver ali águas mais aquecidas( pelas saídas do esgoto no canal).
 Alem deste trágico problemas ainda temos mais: o nível da Lagoinha esta baixando, assustadoramente, o que significa dizer que em alguns anos, se não for feito o desassoreamento URGENTE, teremos ali um mangue de esgoto!
 Continuando nossa descrição aterrorizante, tivemos por fim  a notícia, que nos veio atraves do Erick Melo Matos, ex responsável pela chefia do grupo dos Gardiões dos Rios,  que  é morador do entorno da comunidade do Tereirão. Ele  nos confirmou conhecer diversas pessoas com Filariose . A conhecida elefantíase é transmitida pelo mosquito Culex que se pensava extinta, pelo menos por aqui!
 Lógico que retornei pra casa perplexa.....exatamente como você deve estar agora.!
 Noentanto ainda temos chances! Acreditem! Atraves da indicação do pesquisador Ricardo, encontrei o blog Boca do Mange, onde o professor e doutor no assunto, Mario Moscatelli, descreve a situação de todo corpo hídrico de nossa cidade, com fotos. Também consegui acessar, atraves do Gogle duas  entrevistas dadas por esse cidadão, onde  numa ele fala do emissário da Barra e noutra da RECUPERAÇÃO DA Lagoa Rodrigo de Freitas, imperdível!.
 Pelo que pude entender  as medidas que ora a prefeitura vem tomando por aqui, que começou a tres dias atrás, com a retirada das gigogas da Lagoinha, mais a colocação de biolarvicida e inseticida nos jardins dos prédios, ainda é só o início. Segundo Ricardo, não se pode ficar só nisso. É preciso desassorear a lagoa e limpar os canais alem de IMEDIATAMENTE voltar o projeto Guardiões dos rios, como forma de manutenção indispensável. Em contra partida é excencial termos nosso esgoto TRATADO, e digo mais:  o despejo de esgoto que mais suja e traz  problemas é o dos prédios e condomínios, pois as casinhas das comunidades são em proporção, menos danosa.

 Caros amigos asseguro que ainda temos como reverter nossa situação, mas não sem nos mexermos.
  Deem sua opinião.!

domingo, 20 de setembro de 2009

Gritar resolve

 O jornal O Globo lançou um blog coletivo onde podemos editar nossa reclamções. O  título do blog é Dois gritando( oglobo.com.br/doisgritando), nome bastante sugestivo.
 Sugiro que nossos seguidores e demais leitores aproveitem mais este espaço para desabafar, reivindicar  e divulgar nossos problemas.
 Espero que todos possamos encher o blog de comentários afim de conseguirmos chamar mais a atenção daqueles que pretendem amanhã pedir nossos votos, sem nem ao menos saber o que precisamos verdadeiramente .

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A saga continua



Caros amigos o jornal da Barra, de ontém dia 17/09/2009, editou cinco páginas, atraves das jornalistas Fabíola Gerbase e Julina Cariello, mostrando que os "nossos" mosquitos são a serísima consequencia da falta de várias medidas de responsabilidade das autoridades ligadas a Prefeitura e Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá.
Segundo declaração do pesquisador da Fiocruz Antony Érico e o biólogo Mario Moscatelli, a verba liberada pelo prefeito Eduardo Paes para limpeza dos canais do Recreio " não acabará com a proliferação do mosquito Culex", ainda que possa amenizar o problema. O maior problema esta ligado ao lançamento do esgoto diretamente nas águas dos rios da Lagoinha, Canal das Taxas e Canal Sernambetiba( ou Rio Morto)e o Rio Cortado.
Conforme pude, junto com nosso vizinho Carlos Coelho,morador da rua Leiloeiro Ernane Mello, documentar atraves das fotos abaixo, há o lançamento de esgoto diretamente ao longo de todo Canal das Taxas e por fim o assoreamento do canal do Rio Cortado o que impede a circulação das águas. O que temos então é uma ENORME LINGUA NEGRA A CÉU ABERTO!
Por isso a dragagem e a retirada das gigogas, podem APENAS minimizar o problema, mas não resolve-lo.
Estamos diante da necessidade URGENTE de providencias de curto, médio e longo prazo.
Evidentemente precisamos começar pela aplicação de biolarvicidas, drenagem e retiradas das gigogas da Lagoinha, mas o que está me preocupando é a falta da discussão sobre a liberação do flúxo das águas, que só acontecerá com a retirada do assoreamento,repação e limpeza das margens ao longo dos rios e a ordenação do esgotos dos prédios e casas das comunidades que ocupam desordenadamente o local.
O que concluimos, com pesar, é que estamos diante da necessidade maior de SANEAMENTO BÁSICO, prioridade nesta cidade desde seu início!
Lamentamos dizer que estamos prisioneiros, impedidos que somos de circular pelo nosso bairro após as 17:30h sob pena de sermos atacados pelos mosquitos.
A reação esboçada pela Prefeitura e Subprefeitura da Barra e Jacarepagua, ainda é muito incipiente diante da enormidade do problema, mais grave ainda que a questão da segurança no bairro.

A visita do subprefeito Tiago Mohamed, ontem nos jardins do Parque Chico Mendes prova que a situação esta sendo percebida pelas autoridades, só não sabemos é se os recursos e as ações terão presteza e seguirão critérios técnicos afim de resolver e não postergar nosso problema.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Paes libera verba para combater infestação de mosquitos

Saiu hoje em quase todos os jornais a notícia que esparamos muito. O prefeito Eduardo Paes autorizou a liberação de 149 mil reais para a Subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá de forma "emergencial" para intensificar a limpeza dos canais da reigião.
Segundo o subprefeito Tiago Mohamed virão agentes sanitários que aplicarão inseticidas nos prédios e biolarvicida no Canal das Tachas e Lagoinha por pelo menos tres semanas de forma intensiva.

A notícia fala também num "estudo" de novo processo para remoção das gigogas das lagoas da área.

A notícia é boa e nos traz a esperança de termos novamente liberdade para abrirmos nossas janelas sem sermos "atacados " pelos Culex. Noentanto devemos continuar atentos, pois estas medidas ainda não estão acontecendo, são ainda promessas, consequencia do esforço dos moradores que não descansaram enquanto não conseguiram mobilizar o noticiário entorno do assunto.

Bom saber que fomos ouvidos e vistos. Mesmo assim precisamos continuar, pois não da pra ficar pagando, impostos, taxas, condomínios altos IPTU e mais inseticida luz(gasto com ar condicionado ou vantilador)e serviço de fumacê, tudo isso obrigação da Prefitura!!!!!!!!!!

sábado, 12 de setembro de 2009

Mosquitos... perigo!!!!!!!!!!!!!!!!

 A luta dos moradores do Recreio dos Bandeirantes esta a todo vapor. Há pelo menos um mês depois de nos depararmos com um grupo, pequeno mas significativo de moradores, debaixo de chuva intensa, gesticulando e colendo assinaturas que reivindicam soluções para o descalábrio que estamos vivendo, percebemos que não estavamos sós, quanto ao DESESPERO em suportar  A INVASÃO DOS MOSQUITOS CULEX!!!!!!!!!!!!!!
Desde então vimos conseguindo adesão de incontável número de moradores( já temos mais de 5000 assinaturas) que veem neste movimento sua única maneira de protestar em relação ao TOTAL descaso por parte de autoridades ligadas a Prefeitura, que inclusive teem funcinários também morando em  nosso bairro .
 Estamos vivendo um estado de calamidade, comparável, talvez ao que acontecia com  os primeiros moradores da nossa cidade  que foram salvos da malária pelo empenho do médico Oswaldo Cruz, que  com apoio dos regentes, formou bigadas para combater os insetos e assim conseguir erradicar a febre amarela do Rio de Janeiro. Mais tarde, em1940, Fred Soper, outro cientista famoso,descobriu o DDT( dicloro-difenil-tricloroetano),no combate aos insetos. Esse inseticida passou  a ser mundialmente usado no combate aos insetos voadores.  Noentanto, descobriu-se que essa substancia também matava outras espécies de animais como peixes e aves alem de tornar alumas espécies de mosquitos resistentes a essa substancia, e por isso foi banido em quase todos os continentes.
 Em nosso caso específico estamos sob ATAQUE e BOMBARDEIO  do CULEX pipiens,mais conhecido como pernilongo.Esse mosquito tem como seu unico objetivo a reprodução, e por isso buscam uma refeição especial: o sangue de animais como você e eu........Atacam durante a noite e o zumbido que ouvimos é das fêmeas a procura do sangue humano.Esse barulho vem das asas que batem entre 250 a 500 vezes por segundo. Mesmo que você se agite ou tente liquida-los, não adianta, seu esforço só ajuda o mosquito a localiza-lo melhor Os cientisas chegaram a conclusão, que esses "insuportáveis invasores", são atraídos pelo gás carbônico, produzido por nossa respiração além do ácido láctico que liberamos ao nos exercitar. Além disso parece existir um estranho fascínio dos mosquitos pelo conhecido"chulé" humano, o que pode ainda piorar sua situação...!!!!!!" Ele reage automaticamente a estímulos como calor, cheiro e pressão do ar" segundo Andrew Spielman, imunologisa daUniversidade de Harvad, Etados Unidos, e um os
maiores especialistas em doenças tropicais do mundo.                                                                           
                                                                                     
 O pior ainda esta por vir, pasmem, em apenas 90 segundos, um mosquito consegue absorver de duas a tres vezes seu próprio peso em sangue. Em seguida, arrasta-se ate um lugar seguro e lá, realiza um dos maiores feitos de digestão do mundo animal: durante 45 minutos, elimina os líquidos do sangue sob forma de urina....ou seja o mosquito faz xixi na parede de sua casa!! E depois disso, acumula energia suficiente para pôr cerca de 240 ovos em águas paradas e sujas.
 Durante a refeição, o mosquito absorve qualquer parasita que esteja nela e que possa desenvolver-se em seu corpo. Ao picar uma pesoa com filariose, também conhecida como elefantíase, ele absorve os vermes ainda em seus primeiros estagios que dirigem-se para suas cabeças. Ao picar uma pessoa o verme se projeta na pele da vítima e se dirige aos vasos linfáticos, onde crescem até ficar do tamanho do braço adulto. Como em algumas pessoas o sistema imunológico reage acumulando líquidos, braços, pernas e genitais incham até tomar proporções gigantescas.

As medidas de maior sucesso no combate a esses indesejáveis ocupantes de nosso tertório, ainda são inseticidas e a destuição dos lugares em que eles se reproduzem, limpéza e manutenção dos rios periodicamente, inspeção e tratamento no controle dos mosquitos e  educação ambiental. 
Como resposta as nossas reivindicações a prefeitura enviou ontem, dia 11 de setembro, uma brigada de agentes sanitários, que conforme pudemos constatar, ficaram igualmente estarrecidos diante das evidencias. Ficou claro que não se trata de pequenos focos residenciais, estamos lidando com as consequencias de varias medidas incorretas no manuseio do Meio Ambiente que nos cerca. A primeira  delas foi a desastroza  suspenção do trabalho das equipes dos Guardiões DOS RIOS  que cuidavam do afastamento das gigogas  das margens  aplicando  larvicidas e biolarvicidas, o que causou a escandalosa situação que estamos no momento. Além disso a suspenção do trabalho constante das equipes de agentes sanitários que tem bastante conhecimento dos varios problemnas da nossa região.

 No  momento o trabalho de combate eficaz, ainda não começou, e não sabemos o porque, visto que não há necessidades de sermos especialistas para constatarmos o que vem acontecendo . Faltam medidas consistentes, que parece estar sendo procastinada pelas autoridades reponsáveis. Como moradores não estamos pedindo nada alem de nossos direitos. Pagamos impostos altos e o mínimo de retorno é o trabalho básico de saneamento.  

  Não precisamos de favores nem promessas  e sim de atitudes responsáveis. Como moradores continuaremos atentos e o moviemeto que se iniciou permanecerá sem trégua, pois entendemos que como eleitores temos força e poder. Não desistiremos enquanto nosso bairro não estiver livre de tantos impostores e mosquitos.
 Na última semana estivemos na mídia atraves da contribuição dos orgãos de comunicação: o Jornal O globo e a emissora de Tv Record que contribuiram enormente para divulgar nosso descontentamento. Segue abaixo fotos do nosso movimento.
 Os  próximo passos serão discutidos e divulgados atraves, inclusive deste blog.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Infestação de mosquitos no Recreio, RJ

Como moradora apaixonada pelo bairro onde moro, engajei-me ao movimento de uns poucos moradores, que como eu mostraram-se indignados com o descaso das autoridades, diante da citada infestação de pernilongo( Culex quinquefasciatus) em nossas residências e no bairro em geral.


Temos reivindicado providências URGENTES a diversas autoridades, pois estamos diante da situação mais crítica vivida nos últimos tempos aqui no Recreio dos Bandeirantes.


A falta de respostas, mostra o descaso e abandono que vivemos.


Parece-nos que aqueles que foram eleitos, prometendo cuidar de nossos interesses, estão sim tentando destruir nossa cidade!


Esse Blog tem por objetivo maior trazer a público as queixas, sugestões e possíveis soluções daqueles, cidadãos de BEM, que como eu queiram expressar-se livremente sobre os problemas enfrentados por aqui( nosso bairro).


Adianto que não estou nem pretendo estar ligada a nenhum partido político, muito pelo contrário, deixo claro a quem interessar possa, que não quero pertencer a essa classe.



Espero que todos aqueles que venham visitar-nos sejam bem vindos e possam contribuir para nos ajudar a cuidar bem de nosso lugar.


Aguardo desde já SEU comentário! Abraços