Depois de termos passado a tarde de ontem: Eu, nossos colaboradores do blog: Regina Donadio e Carlos Coelho, juntos com o biólogo e Doutorando em Ecologia e Evolução Ricardo Francisco Freitas Filho da UERJ constatamos que estamos diante de grande desastre ecológico, cuja incomoda consequencia ( neste momento) é a proliferação desenfreada do atual "vencedor" o Culex.
Segundo o que nos explicou Ricardo( que tb coordena o projeto Jacaré: Conservação e Manejo de Vida Silvestre) nossa Lagoinha esta assoreada em suas duas únicas saídas( observe na foto de fundo do título) o que impede a movimentação da água e também dos resíduos( daí formação das tufas, bolhas de gases como consequencia da putrefação dos resíduos do esgoto, como mostra a foto abaixo). Para melhor visualização basta clicar sobre as fotos .
Com a ocupação desemfreada e o depósito DIÁRIO de todo esgoto da ZONA OESTE( eu disse TODO) em nossas lagoas e rios o assoreamento foi questão de tempo. Mais a falta de conservação das margens e limpeza geral, o que estamos vivendo hoje, é um enorme desequilíbrio ecológico onde , como sempre acontece, os vencedores são os insetos!
Os sobreviventes, alem de nós( por ora), são os jacarés...... que estão no topo da cadeia alimentar e que se mantém graças a algumas adaptações atraves das quais passaram a alimentar-se de ratos, insetos, lixo alem da carne que algumas pessoas jogam, principalmente na conhecida "Ponte do Jacaré"( perto da rua Clovis Salgado) onde eles se juntam também por conta de haver ali águas mais aquecidas( pelas saídas do esgoto no canal).
Alem deste trágico problemas ainda temos mais: o nível da Lagoinha esta baixando, assustadoramente, o que significa dizer que em alguns anos, se não for feito o desassoreamento URGENTE, teremos ali um mangue de esgoto!
Continuando nossa descrição aterrorizante, tivemos por fim a notícia, que nos veio atraves do Erick Melo Matos, ex responsável pela chefia do grupo dos Gardiões dos Rios, que é morador do entorno da comunidade do Tereirão. Ele nos confirmou conhecer diversas pessoas com Filariose . A conhecida elefantíase é transmitida pelo mosquito Culex que se pensava extinta, pelo menos por aqui!
Lógico que retornei pra casa perplexa.....exatamente como você deve estar agora.!
Noentanto ainda temos chances! Acreditem! Atraves da indicação do pesquisador Ricardo, encontrei o blog Boca do Mange, onde o professor e doutor no assunto, Mario Moscatelli, descreve a situação de todo corpo hídrico de nossa cidade, com fotos. Também consegui acessar, atraves do Gogle duas entrevistas dadas por esse cidadão, onde numa ele fala do emissário da Barra e noutra da RECUPERAÇÃO DA Lagoa Rodrigo de Freitas, imperdível!.
Pelo que pude entender as medidas que ora a prefeitura vem tomando por aqui, que começou a tres dias atrás, com a retirada das gigogas da Lagoinha, mais a colocação de biolarvicida e inseticida nos jardins dos prédios, ainda é só o início. Segundo Ricardo, não se pode ficar só nisso. É preciso desassorear a lagoa e limpar os canais alem de IMEDIATAMENTE voltar o projeto Guardiões dos rios, como forma de manutenção indispensável. Em contra partida é excencial termos nosso esgoto TRATADO, e digo mais: o despejo de esgoto que mais suja e traz problemas é o dos prédios e condomínios, pois as casinhas das comunidades são em proporção, menos danosa.
Deem sua opinião.!

