terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oportunidade imperdível

Oportunidade imperdível
Bem ditos mosquitos!


“Bem ditos mosquitos!” Esta frase pode ter um efeito como uma bomba arrasadora para a população do Recreio dos Bandeirantes, principalmente para aqueles que vivem no entorno do Parque Biológico Chico Mendes.
A reunião que se realizou na sexta feira, dia 9/10/ 2009, na subprefeitura da Barra da Tijuca, convocada pelo subprefeito Sr. Tiago Mohamed, com a comissão de moradores e os órgãos da: secretaria municipal de saúde, Inea, Cedae, Rio Águas, Força Tarefa Combate a Vetores, nos levou a reflexão de que todos estamos diante de uma “Oportunidade imperdível”.
Devemos e temos a obrigação de aprofundar este debate, para isto, é necessário convocar os demais órgãos como: secretaria de habitação, para viabilizar um projeto habitacional para a comunidade do Terreirão. O governo federal tem projeto de construir milhares casas populares, projeto Minha casa Minha vida, e até o momento só gastou 8% da verba prevista, portanto viabilidade existe, cabe o governo estadual e o municipal apresentarem os seus projetos de habitação, sem esquecer o PAC. Segundo a Cedae esta comunidade ficará de fora do sistema de coleta de esgoto do Recreio, inauguração prevista no máximo para o final de Janeiro de 2010. Conseqüentemente, continuaremos lançando dejetos e todo tipo de lixo no canal das Taxas, indo parar na lagoinha. A água limpa do canal das Taxas é de suma importância para a saúde da lagoinha. Concluído o projeto habitacional, a comunidade ficará interligada ao sistema coletor, terminando de forma definitiva com o lançamento de esgoto na lagoinha. Devemos incluir neste fórum de debate a secretaria de ordem pública, para recuperar área que pertence ao Parque Chico Mendes. Precisamos incluir também o Rio Zôo, para elaborar um plano botânico em conjunto com ornitólogo aproveitando as características do local para preservar as aves existentes e atrair mais aves para o Parque. Estudar a possibilidade de incluir, animais silvestres (livres!) e preservar aqueles que existem atualmente no ecossistema. Com a recuperação das águas da lagoinha não podemos esquecer de como intervir para atrair os peixes, principalmente se possível, os larbívoros, esses peixes combaterão o surgimento de novos focos de larvas de mosquitos.
Para que este projeto tenha êxito é necessário um coordenador com transito entre todos os órgãos, este coordenador, se encarregará de passar todas as informações, debater as ações e convocar quando necessário, os responsáveis pelos órgãos envolvidos, para as reuniões periódicas, previamente marcadas, com o subprefeito em conjunto com os representantes da atual comissão de moradores.
Essas metas concluídas serão um marco inesquecível para os atuais governantes do estado, do município e principalmente para a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Estaremos todos, dando um exemplo e uma contribuição inestimável, à saúde da lagoinha e também ao nosso planeta Terra.
Todos os desafios só são possíveis, quando marcamos uma data para serem concluídos, sem prorrogação, senão morremos e os projetos não passam de meros sonhos, fantasias. Na data determinada, deveremos dar uma grande festa, para a reinaugurar o Parque Biológico Chico Mendes. Por certo assistiremos ao um maravilhoso espetáculo. O espetáculo que somente a Mãe Natureza pode nos proporcionar!
Vamos todos participar, apontar novos caminhos, comentar, criticar. Esta é, sem dúvida alguma, para todos, uma Oportunidade imperdível, para recuperar e melhorar o que se destinou como Parque Biológico. A mão que destrói, reconstrói, transforma e torna ainda melhor.
A natureza nos dá proporcionalmente tudo aquilo que dedicamos a ela.

"O que será o amanhã, responda quem puder"....!

(Reunião na Subprefeitura da região, em o9/10/2009  )

Essa foi a tônica da reunião de hoje dos moradores com o Subprefeito Tiago Mohamed.  Estavam
presentes representates da Rio Aguas: Dr. Marco Aurelio, Cedae: Dra. Marcia Baccarine e Claudino, Secretaria de Saúde: Dra. Monica e Sr. Nilson( técnico), Força Tarefa: Ralph e chegando por fim o Inea( Instituto do Meio Ambiente): Dra. Claudia Braga. alem da firma Eco Purity do RS que trabalha no combate a vetores, nosso caso o mosquito Culex.
Os membros da empresa Eco Purity iniciaram a reunião fazendo explanação sobre suas técnicas de atuação na Lagoinha, caso venha a ser contratada pela prefeitura. Aos representantes da Rio Aguas coube os questionamentos que levaram a decisão de reunirem-se posteriormente para análise específica das possibilidades, cronogramas, resultados e perspectivas oferecidas pela firma em questão no combate emergencial do mosquito.
Coube em seguida aos representates da Cedae fazer considerações sobre as obras que  estam em andamento e podem ser vistas inclusive na Av. Baltazar da Silveira em frente ao Parque Marapendi e na Av das Américas. Essas obras tem prazo pra terminar ate o fim de janeiro próximo(2010), e chegam ate a Av. Glaucio Gil. Noentanto como ficou claro esse sistema coletor de esgoto ainda não contempla todo do Bairro. Fica de fora toda a comunidade do Terreirão e outras áreas do bairro.Aos representantes da Secretaria de Saude coube explanação sobre o andamento das ações no bairro:a atuação dos agentes de saude visitando condomínios e casas procurando e eliminado possíveis focos além da colocação de biolarvicida nas margens já limpas da NOSSA LAGOINHA, de onde já foram retiradas boa partes das gigogas.

Ficou tambem determinado o acompanhamento por parte dos pesquisadores e o pessoal da Força Tarefa na remoção das gigogas e o cuidado necessário com os animais que a usam como local de reprodução ( ninhos de alguns pássaros) e com os jacarés, habitantes costumeiros de nossos rios, canais e da própria Lagoinha.
Durante toda a explanação muitos foram os questionamentos e intervenções, mas não tenho como descreve-los minuciosamente. O que ficou claro é a URGENTE necessidade de providencias múltiplas e conjuntas,entre os orgãos e pesquisadores que atuam no local, afim de somarem nas decisões de recuperação da lagoa.
Creio ser também dispenssável dizer que estamos hoje nesta situação por conta UNICA e EXCLUSIVA da falta de ações, obras e cuidados dos orgãos hoje em questão, que com certeza contaram tambem com a nossa sistematica pratica de acomodação .

As falas mais contundentes frizaram que todos entendem que as gigogas e tambem os mosquitos NÃO SÃOS os VILÕES desta TRISTE HISTORIA mas sim o despejo continuado de esgoto sem tratamento em toda extensão do canal e na prórpia LAGOINHA por tempo demasiado. Pelo que nos informou o Biólogo e Doutorando em Ecologia perla UERJ, Ricardo Freitas Filho que faz pesquisa com os jacares nas lagoasi, o local que hoje é o mais fundo da Lagoa esta com no máximo dois metros de profundidade, quando outrora deveria ter pelo menos cinco metros. Isso significa dizer que estamos tendo perda novolume de agua com acumulo de deposito organico no fundo dela. Simples entender: nossa lagoa recebe esgoto do canal que a alimenta e não tem saida em sua ligação com a Lagoa de Marapendi e o canal do Rio Morto, por estar assoriado. Então temos um valão que se transformou em depósito de esgoto. Se continuar desse jeito fatalmente a lagoa ira secar e se transformará num PANTANO DE ESGOTO!!
Dado o nº de profissionais e os necessarios DEBATES, a reunião prolongou-se até por volta das 13h . Ficou agendada nova reunião para o dia 23 deste mesmo mes, com o propósito de acompnharmos o andamento do que já vem sendo feito, bem como a apresentação IMPORTANTÍSSIMA de estudo do INEA cuja contribuição será de informar como e onde sera possível desassoriar a LAGOINHA afim de devolver-lhe a vida e energia, ate que com a conclusão das obras da Cedae possa não mais receber o esgoto de toda região.
Contudo é importante dizer que o desassoriamento sem a limpeza do fundo da lagoa ou a retardatária chegada da rede de esgoto( ainda sem prazo pra começar!) e posterior limpeza do fundo e desassoriamento NÃO ADINTA, as ações NECESSITAM SER REALIZADAS DE FORMA CONJUNTA uma coisa não elimina a outra.

Deixo para os demais os preciosos comentários no sentido de complemntar o que, infelizmente, eu possa ter esquecido emncionar. Abraços