Oportunidade imperdível
Bem ditos mosquitos!
Bem ditos mosquitos!
“Bem ditos mosquitos!” Esta frase pode ter um efeito como uma bomba arrasadora para a população do Recreio dos Bandeirantes, principalmente para aqueles que vivem no entorno do Parque Biológico Chico Mendes.
A reunião que se realizou na sexta feira, dia 9/10/ 2009, na subprefeitura da Barra da Tijuca, convocada pelo subprefeito Sr. Tiago Mohamed, com a comissão de moradores e os órgãos da: secretaria municipal de saúde, Inea, Cedae, Rio Águas, Força Tarefa Combate a Vetores, nos levou a reflexão de que todos estamos diante de uma “Oportunidade imperdível”.
Devemos e temos a obrigação de aprofundar este debate, para isto, é necessário convocar os demais órgãos como: secretaria de habitação, para viabilizar um projeto habitacional para a comunidade do Terreirão. O governo federal tem projeto de construir milhares casas populares, projeto Minha casa Minha vida, e até o momento só gastou 8% da verba prevista, portanto viabilidade existe, cabe o governo estadual e o municipal apresentarem os seus projetos de habitação, sem esquecer o PAC. Segundo a Cedae esta comunidade ficará de fora do sistema de coleta de esgoto do Recreio, inauguração prevista no máximo para o final de Janeiro de 2010. Conseqüentemente, continuaremos lançando dejetos e todo tipo de lixo no canal das Taxas, indo parar na lagoinha. A água limpa do canal das Taxas é de suma importância para a saúde da lagoinha. Concluído o projeto habitacional, a comunidade ficará interligada ao sistema coletor, terminando de forma definitiva com o lançamento de esgoto na lagoinha. Devemos incluir neste fórum de debate a secretaria de ordem pública, para recuperar área que pertence ao Parque Chico Mendes. Precisamos incluir também o Rio Zôo, para elaborar um plano botânico em conjunto com ornitólogo aproveitando as características do local para preservar as aves existentes e atrair mais aves para o Parque. Estudar a possibilidade de incluir, animais silvestres (livres!) e preservar aqueles que existem atualmente no ecossistema. Com a recuperação das águas da lagoinha não podemos esquecer de como intervir para atrair os peixes, principalmente se possível, os larbívoros, esses peixes combaterão o surgimento de novos focos de larvas de mosquitos.
Para que este projeto tenha êxito é necessário um coordenador com transito entre todos os órgãos, este coordenador, se encarregará de passar todas as informações, debater as ações e convocar quando necessário, os responsáveis pelos órgãos envolvidos, para as reuniões periódicas, previamente marcadas, com o subprefeito em conjunto com os representantes da atual comissão de moradores.
Essas metas concluídas serão um marco inesquecível para os atuais governantes do estado, do município e principalmente para a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Estaremos todos, dando um exemplo e uma contribuição inestimável, à saúde da lagoinha e também ao nosso planeta Terra.
Todos os desafios só são possíveis, quando marcamos uma data para serem concluídos, sem prorrogação, senão morremos e os projetos não passam de meros sonhos, fantasias. Na data determinada, deveremos dar uma grande festa, para a reinaugurar o Parque Biológico Chico Mendes. Por certo assistiremos ao um maravilhoso espetáculo. O espetáculo que somente a Mãe Natureza pode nos proporcionar!
Vamos todos participar, apontar novos caminhos, comentar, criticar. Esta é, sem dúvida alguma, para todos, uma Oportunidade imperdível, para recuperar e melhorar o que se destinou como Parque Biológico. A mão que destrói, reconstrói, transforma e torna ainda melhor.
A natureza nos dá proporcionalmente tudo aquilo que dedicamos a ela.