terça-feira, 13 de outubro de 2009

Oportunidade imperdível

Oportunidade imperdível
Bem ditos mosquitos!


“Bem ditos mosquitos!” Esta frase pode ter um efeito como uma bomba arrasadora para a população do Recreio dos Bandeirantes, principalmente para aqueles que vivem no entorno do Parque Biológico Chico Mendes.
A reunião que se realizou na sexta feira, dia 9/10/ 2009, na subprefeitura da Barra da Tijuca, convocada pelo subprefeito Sr. Tiago Mohamed, com a comissão de moradores e os órgãos da: secretaria municipal de saúde, Inea, Cedae, Rio Águas, Força Tarefa Combate a Vetores, nos levou a reflexão de que todos estamos diante de uma “Oportunidade imperdível”.
Devemos e temos a obrigação de aprofundar este debate, para isto, é necessário convocar os demais órgãos como: secretaria de habitação, para viabilizar um projeto habitacional para a comunidade do Terreirão. O governo federal tem projeto de construir milhares casas populares, projeto Minha casa Minha vida, e até o momento só gastou 8% da verba prevista, portanto viabilidade existe, cabe o governo estadual e o municipal apresentarem os seus projetos de habitação, sem esquecer o PAC. Segundo a Cedae esta comunidade ficará de fora do sistema de coleta de esgoto do Recreio, inauguração prevista no máximo para o final de Janeiro de 2010. Conseqüentemente, continuaremos lançando dejetos e todo tipo de lixo no canal das Taxas, indo parar na lagoinha. A água limpa do canal das Taxas é de suma importância para a saúde da lagoinha. Concluído o projeto habitacional, a comunidade ficará interligada ao sistema coletor, terminando de forma definitiva com o lançamento de esgoto na lagoinha. Devemos incluir neste fórum de debate a secretaria de ordem pública, para recuperar área que pertence ao Parque Chico Mendes. Precisamos incluir também o Rio Zôo, para elaborar um plano botânico em conjunto com ornitólogo aproveitando as características do local para preservar as aves existentes e atrair mais aves para o Parque. Estudar a possibilidade de incluir, animais silvestres (livres!) e preservar aqueles que existem atualmente no ecossistema. Com a recuperação das águas da lagoinha não podemos esquecer de como intervir para atrair os peixes, principalmente se possível, os larbívoros, esses peixes combaterão o surgimento de novos focos de larvas de mosquitos.
Para que este projeto tenha êxito é necessário um coordenador com transito entre todos os órgãos, este coordenador, se encarregará de passar todas as informações, debater as ações e convocar quando necessário, os responsáveis pelos órgãos envolvidos, para as reuniões periódicas, previamente marcadas, com o subprefeito em conjunto com os representantes da atual comissão de moradores.
Essas metas concluídas serão um marco inesquecível para os atuais governantes do estado, do município e principalmente para a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Estaremos todos, dando um exemplo e uma contribuição inestimável, à saúde da lagoinha e também ao nosso planeta Terra.
Todos os desafios só são possíveis, quando marcamos uma data para serem concluídos, sem prorrogação, senão morremos e os projetos não passam de meros sonhos, fantasias. Na data determinada, deveremos dar uma grande festa, para a reinaugurar o Parque Biológico Chico Mendes. Por certo assistiremos ao um maravilhoso espetáculo. O espetáculo que somente a Mãe Natureza pode nos proporcionar!
Vamos todos participar, apontar novos caminhos, comentar, criticar. Esta é, sem dúvida alguma, para todos, uma Oportunidade imperdível, para recuperar e melhorar o que se destinou como Parque Biológico. A mão que destrói, reconstrói, transforma e torna ainda melhor.
A natureza nos dá proporcionalmente tudo aquilo que dedicamos a ela.

"O que será o amanhã, responda quem puder"....!

(Reunião na Subprefeitura da região, em o9/10/2009  )

Essa foi a tônica da reunião de hoje dos moradores com o Subprefeito Tiago Mohamed.  Estavam
presentes representates da Rio Aguas: Dr. Marco Aurelio, Cedae: Dra. Marcia Baccarine e Claudino, Secretaria de Saúde: Dra. Monica e Sr. Nilson( técnico), Força Tarefa: Ralph e chegando por fim o Inea( Instituto do Meio Ambiente): Dra. Claudia Braga. alem da firma Eco Purity do RS que trabalha no combate a vetores, nosso caso o mosquito Culex.
Os membros da empresa Eco Purity iniciaram a reunião fazendo explanação sobre suas técnicas de atuação na Lagoinha, caso venha a ser contratada pela prefeitura. Aos representantes da Rio Aguas coube os questionamentos que levaram a decisão de reunirem-se posteriormente para análise específica das possibilidades, cronogramas, resultados e perspectivas oferecidas pela firma em questão no combate emergencial do mosquito.
Coube em seguida aos representates da Cedae fazer considerações sobre as obras que  estam em andamento e podem ser vistas inclusive na Av. Baltazar da Silveira em frente ao Parque Marapendi e na Av das Américas. Essas obras tem prazo pra terminar ate o fim de janeiro próximo(2010), e chegam ate a Av. Glaucio Gil. Noentanto como ficou claro esse sistema coletor de esgoto ainda não contempla todo do Bairro. Fica de fora toda a comunidade do Terreirão e outras áreas do bairro.Aos representantes da Secretaria de Saude coube explanação sobre o andamento das ações no bairro:a atuação dos agentes de saude visitando condomínios e casas procurando e eliminado possíveis focos além da colocação de biolarvicida nas margens já limpas da NOSSA LAGOINHA, de onde já foram retiradas boa partes das gigogas.

Ficou tambem determinado o acompanhamento por parte dos pesquisadores e o pessoal da Força Tarefa na remoção das gigogas e o cuidado necessário com os animais que a usam como local de reprodução ( ninhos de alguns pássaros) e com os jacarés, habitantes costumeiros de nossos rios, canais e da própria Lagoinha.
Durante toda a explanação muitos foram os questionamentos e intervenções, mas não tenho como descreve-los minuciosamente. O que ficou claro é a URGENTE necessidade de providencias múltiplas e conjuntas,entre os orgãos e pesquisadores que atuam no local, afim de somarem nas decisões de recuperação da lagoa.
Creio ser também dispenssável dizer que estamos hoje nesta situação por conta UNICA e EXCLUSIVA da falta de ações, obras e cuidados dos orgãos hoje em questão, que com certeza contaram tambem com a nossa sistematica pratica de acomodação .

As falas mais contundentes frizaram que todos entendem que as gigogas e tambem os mosquitos NÃO SÃOS os VILÕES desta TRISTE HISTORIA mas sim o despejo continuado de esgoto sem tratamento em toda extensão do canal e na prórpia LAGOINHA por tempo demasiado. Pelo que nos informou o Biólogo e Doutorando em Ecologia perla UERJ, Ricardo Freitas Filho que faz pesquisa com os jacares nas lagoasi, o local que hoje é o mais fundo da Lagoa esta com no máximo dois metros de profundidade, quando outrora deveria ter pelo menos cinco metros. Isso significa dizer que estamos tendo perda novolume de agua com acumulo de deposito organico no fundo dela. Simples entender: nossa lagoa recebe esgoto do canal que a alimenta e não tem saida em sua ligação com a Lagoa de Marapendi e o canal do Rio Morto, por estar assoriado. Então temos um valão que se transformou em depósito de esgoto. Se continuar desse jeito fatalmente a lagoa ira secar e se transformará num PANTANO DE ESGOTO!!
Dado o nº de profissionais e os necessarios DEBATES, a reunião prolongou-se até por volta das 13h . Ficou agendada nova reunião para o dia 23 deste mesmo mes, com o propósito de acompnharmos o andamento do que já vem sendo feito, bem como a apresentação IMPORTANTÍSSIMA de estudo do INEA cuja contribuição será de informar como e onde sera possível desassoriar a LAGOINHA afim de devolver-lhe a vida e energia, ate que com a conclusão das obras da Cedae possa não mais receber o esgoto de toda região.
Contudo é importante dizer que o desassoriamento sem a limpeza do fundo da lagoa ou a retardatária chegada da rede de esgoto( ainda sem prazo pra começar!) e posterior limpeza do fundo e desassoriamento NÃO ADINTA, as ações NECESSITAM SER REALIZADAS DE FORMA CONJUNTA uma coisa não elimina a outra.

Deixo para os demais os preciosos comentários no sentido de complemntar o que, infelizmente, eu possa ter esquecido emncionar. Abraços

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lagoinha das Taxas URGENTE!!!!!!!!!!!

Informo que  nosso colaborador Ricardo Freitas Filho, biólogo e Doutorando da UERJ coordenador do Projeto Jacaré,por estar tecnicamente impossibilitado, no momento, de postar  o texto abaixo, autorizou-me faze-lo. POR ISSO ALERTO o texto que se segue é do autor citado.



 Quando falei sobre a retirada da vegetação, me referi APENAS as que estão entre a Lagoinha, o canla das Taxas  e o Terreirão.
 A vegetação aquática  é de vital importancia para a respiração da lagoa, e a Taboa, assim como o aguapé( gigoga) são BENÉFICOS ao ambiente, e não os vilões. Não é necessário retirar a vegetação e sim liberar a conexão com os canais. A entrada de agua, como consequencia dessa liberação, permite o fluxo oriundo do canal das Taxas e Sernambetiba, reduzindo naturalmente o acumulo dos aguapé. Só assim permitiremos a respiração da lagoa e o fluxo energia natural.
 Infelizmante a retirada do aguapé esta sendo feita de forma errada e indiscriminada. Isso alem de não resolver o problema ira causar danos ao ambiente, pois pasmem, estamos em plena época de reprodução de aves aquáticas que usam essa vegetação( gigoga e taboa) para fazer seus ninhos, sem contarmos que serve de abrigo para os filhotes de jacaré!.
  Como pesquisador e coordenador do Projeto Jacare, causa-me espanto não estar sendo informado sobre os jacaresinhos que estão sendo retirados das máquinas coletoras de gigioas. Esse filhotes devem ser monitorados de forma sistemática e responsável, obedecendo criteriosamente período de observaçãoem separado. Tudo que lhes acontece é de fundamental importancia para esta pesquisa visto estarmos a frente deste trabalho que interessa também na recuperação da lagoa. 
 Pois é estamos diante de situação grave!

 A retirada das gigoga deve acontecer de forma monitorada por especialistas e pesquisadores da região IMEDIATAMENTE.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Jacaré ta na lagoa, com preguiça de acordar"... cuidado jacaré, olha o mosquito!!!!!!!!!

 Certamente no momento a Lagoinha não está pra ninguém, nem pra jacare.
 Apesar de já terem sido removidas toneladas de gigogas e espalhado larvicida nas margens, que ora foram limpas, da NOSSA  lagoa, a situação a que chegamos é muito grave! Como  disse na postagem  nosso colaborador Carlos Coelho, a degradação é enorme e precisamos muito trabalho para recuperarmos a saude da Lagoinha das Taxas.
 Pelo menos acredito que estamos num processo de recomeço. Soube hoje , pelo assistente do subprefeito, Thiago Balzana, que o pessoal do projeto Guardiões do rio foi recontratado em carater emergencial e estão auxiliando nos trabalhos de limpeza da NOSSA LAGOINHA. Tambem chegaram para reforçar os trabalhos os agentes de saúde  que estão usando o inseticida atomizador, que deverá ser usado por peíodos de poucos dias depois suspenso, temporariamente, para impedir que o mosquito se torne resistente ao produto.
 Com certeza tudo isso tera impacto imediato sobre a população de mosquitos, mas não se iludam todo o ecosistema sofrerá também!
 Por isso é que nossa luta e preocupação não pode parar por aqui.. Estaremos reunidos com o subprefeito Tiago Mohamed na próxima sexta-feira e com certeza nossos esforços estarão concentrados em procurar compromete-lo não só com as necessárias providências emergenciais, mas com a continuação deste trabalho que diz respeito ao  desassoriamento dos canais da Lagoa, limpeza do fundo da mesma( dragagem)  saneamento das margens do canal das Taxas, reflorestamento das áreas degradas, cercamento da área  total do Parque,  sinalizações internas  alem das imprescindívies obras de infraestrutura, tais como banheiros, salas para cursos alternativos e etc.
 Também consta da nossa lista de compromissos: iluminação, asfalto e quebra molas
 Bem pedir não custa, estamos empenhados. Se  voce lembrar mais alguma coisa favor manifestar-se

O buraco é mais embaixo...e mais fundo!


A cidade do Rio de Janeiro foi eleita como sede para os Jogos Olímpicos do ano de 2016. Há uma previsão orçamentaria para sediar estes jogos na ordem de R$ 28 bilhões. Somente para o estádio Mário Filho – o Maracanã, serão gastos R$ 430 milhões, para sua reforma visando à realização para a Copa do Mundo de Futebol, e não vamos citar o que foi gasto para sediar os jogos Pan-Americanos de 2007, uma fonte de grandes despesas, com benefícios escassos para a cidade. Somos contra a prática de esportes? Não! Absolutamente não! Esporte é vida, saúde, alegria, entretenimento, inclusão social. O que nos deixa absolutamente estarrecidos e não conseguimos de fato entender, como existe tanta verba disponível para as realizações desses mega eventos e não temos verbas para um atendimento de EXCELÊNCIA nas necessidades tão primárias para a população como: atendimento médico-hospitalar, ensino público, saneamento básico, segurança pública e transporte de massa. Estamos falando de necessidades primárias, de atendimento de EXCELÊNCIA. Não podemos de forma alguma entender essa matemática administrativa, se há tanta fartura de verba, por que a população não desfruta desse atendimento nas suas necessidades? Repetimos primárias!

Vejamos a situação do nosso bairro, o Recreio dos Bandeirantes, ou melhor, para não sermos egoístas – a baixada de Jacarepaguá, que nos anos 30 exibia exuberante beleza natural, preservada, conforme foi publicada na maravilhosa matéria no jornal O Globo do dia 25/9/2009, página 14, com o título: “O grito de socorro das poluídas lagoas do Rio”, imperdível! A matéria nos dá fantásticas e estarrecedoras informações: Mesmo com a inauguração do emissário submarino na Barra da Tijuca, inaugurado em Abril de 2007, o complexo hídrico que compreende as lagoas de Jacarepaguá, Marapendi, Camorim, da Tijuca e a Lagoinha das Taxas recebem de acordo com a Cedae, 3500 litros por segundo, vejam bem, por SEGUNDO, sem contar com os 4 milhões de metros cúbicos de lama e lixo acumulados em todo o sistema. A mesma Cedae declara na mesma matéria, que apenas 40% do esgoto produzido na área, que possui cerca de 13,24 quilômetros quadrados, recebem tratamento.

Como é possível compreendermos e aceitarmos, uma área criada com o objetivo de ser um Parque Biológico de Preservação Ambiental a qual recebe o nome em homenagem ao nosso saudoso Chico Mendes, tendo como estrela maior a Lagoinha das Taxas, transformada unicamente ao longo de alguns anos em depósito de esgoto? O desequilíbrio ecológico é de tal ordem, que a nossa lagoinha se transformou em um imenso criadouro do mosquito Culex, causando preocupação e um transtorno sem igual aqueles que moram, trabalham e estudam no Recreio dos Bandeirantes, sobretudo aos que estão nas proximidades do Parque Chico Mendes. O ataque desses mosquitos é avassalador.A nossa estrela – mor, a lagoinha, recebe um volume de dejetos, por todos os lados, tão absurdo que ela infelizmente, está de fato gravemente enferma, em estado latente. A sua única artéria que a alimenta de forma natural, deveria abastece-la de água limpa, ao contrário, só despeja esgoto e todo tipo de lixo, assim como em vários outros pontos; só esgoto.Não podemos deixar de relatar, que a todo instante novos vazamentos de esgoto vazando pelos bueiros nas ruas, deixando a população entregue a todo tipo de risco, o que denota que o sistema sanitário é precário, não somente em relação à lagoinha. E tem mais um detalhe: o asfalto que é de ínfima qualidade se transforma de imediato em enormes buracos, colocando em riscos os veículos e os pedestres.
Esta população apavorada e preocupada diante destas calamidades, mobilizou-se de forma brilhante, altamente louvável, na mais perfeita ordem, sem causar qualquer tipo de transtorno ao restante da cidade, obteve mais de 5 mil assinaturas para sensibilizar as autoridades competentes em desesperada busca para a solução ideal deste grave e desconfortável problema.
O subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá o Sr. Tiago Mohamed compareceu ao Parque Chico Mendes presenciou toda a indignação, de poucos, porém desesperados cidadãos do Recreio dos Bandeirantes. Trouxe aos presentes, a notícia que havia conseguido uma verba emergencial junto ao Prefeito da cidade do Rio de Janeiro de R$ 149 mil para a retirada das gigogas na lagoinha das Taxas.
Os colaboradores deste blog (Recreioativo) não se contentaram com a noticia e com a ação proposta. Foram em busca de mais informações e esclarecimentos. Conseguiram um contato fundamental, com o biólogo e doutorando o Sr. Ricardo Francisco de Freitas Filho, obtendo uma série de esclarecimentos, ali mesmo diante da enferma e agonizante lagoinha. A mais estarrecedora das informações: as gigogas não são a principal vilã de todo esse processo, o que deixou ainda mais preocupados os colaboradores desse blog. A boa nova, segundo o biólogo Ricardo Freitas, a lagoinha pode ser salva, desde que além da retirada das gigogas também seja retirada a taboa, e que se faça dragagem do canal de saída da lagoinha até a Lagoa Marapendi permitindo um fluxo melhor de suas águas (ESGOTO!). È a solução ideal? Não, talvez, seja possível uma pequena subtração dessa imensa e infernal população de mosquito Culex e a sua descontrolada proliferação.
A mais importante e preponderante neste conjunto de medidas que não seja em hipótese alguma, segundo o biólogo, lançados esgoto e lixo de forma sistemática na lagoinha das Taxas. Dessa forma poderemos reestabelecer definitivamente o equilíbrio do ecossistema. Vamos orgulhosamente poder desfrutar, e dizer a cidade do Rio de Janeiro, ao Brasil e ao mundo que possuímos uma lagoa dentro do Parque Ecológico Chico Mendes.
No dia 1/10/2009 por volta das 20,30hs, foi realiza na Associação dos Moradores do Recreio dos Bandeirantes uma reunião dos moradores com o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, o Sr. Tiago Mohamed. Os que ali compareceram demonstraram toda a sua indignação do terrível problema que estamos vivendo. Na medida do possível o subprefeito o Sr. Tiago Mohamed ouviu a todos. Finalmente chegamos ao consenso, criando uma comissão que inclui moradores, colaboradores deste blog, representantes de órgãos do estado e município (Cedae, Conlurb e Rio águas) e mais o subprefeito que em conjunto debaterão as ações para se chegar à solução ideal: reestabelecer a saúde da nossa LAGOINHA DAS TAXAS e assim desfrutarmos de melhor qualidade de vida para todos.Esta reunião está marcada para o dia 9/10/2009, sexta feira, na sede da subprefeitura, na Barra.
O presidente Lula, tomado de grande emoção e alegria pela vitória da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, no dia 2/10/2009 em Copenhague declarou: “Vamos trabalhar, trabalhar e trabalhar”. Então vamos trabalhar! Que seja intensificada a retirada das gigogas e desobstrução do canal que interliga alagoinha até o canal de Marapendi, vamos por mais máquinas; porque não se trabalha aos sábados?
Vamos intensificar as verbas e as obras de saneamento, realizada pela Cedae no Recreio dos Bandeirantes; só assim resolveremos de uma vez este problema da proliferação dos mosquitos Culex. Saneamento já!
Que o povo do Recreio possa acender a tocha Olímpica da Esperança!