Lamentavelmente acabei de receber este vídeo....
Mais esta vez nos vemos diante do TOTAL DESCASO das autoridades, que no caso é a CEDAE!
Nosso bairro transformou-se num canteiro de obras, que, se fosse para beneficiarnos ainda ia, mas no caso é absurdo. Nossa Lagoinha vem sendo depósito de esgoto há anos... já esta abaixo do seu nível normal há tempos é um crime...sem dúvida isso terá consequencias imediatas, neste caso a volta dos famigerados culex!!!!!
Peço a todos que se manifestem é um verdadeiro CRIME AMBIENTAL, tal como fala nosso vizinho no vídeo
RecreioAtivo
RecreioAtivo é um movimento socioambiental dedicado a todos que amam o bairro do Recreio dos Bandeirantes e querem participar ativamente do seu dia-a-dia com idéias e ações para tornar esse pedaço do Rio de Janeiro um lugar ainda melhor.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
terça-feira, 5 de abril de 2011
REPELE NTE CASEIRO
DENGUE I:
FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 100ml vidro de óleo corporal
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera, de bêbe...).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA:
- 1/2 litro de álcool;
- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);
- 100ml vidro de óleo corporal
Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde;
Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera, de bêbe...).
Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais.
O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação.
Não forneça sangue para o aedes aegypti!
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Sentada na calçada de caneca e canequinha...

Pois é... vinha eu pela calçada, depois de um passeio pelas imediações do Parque Chico Mendes quando me deparei com uma placa da Rio Águas (foto ao lado) dizendo haver MAIS ESTA obra Emergencial, por 90 dias (tempo estimado), para limpeza e requalificação do espelho d'água da Lagoa do Parque e também do Canal das Taxas até a Estrada Vereador Alceu Bueno de Carvalho.
Fiquei contente em saber...
Passadas algumas semanas verifiquei que a Av. Jarbas de Carvalho (que ladeia o Parque até a Av. Gilka Machado) permanecia fechada, em seu último quarteirão, somente tendo acesso moradores e pedestres. No entanto as máquinas (pesadas) ali estacionadas não parecem estar em uso e o lixo continua se acumulando próximo da ponte por onde passam os carros na Av. Gilka Machado. Além disso as gigogas continuam proliferando , indicando assim a má qualidade da água a sua vol
ta!!!Disso, eu DEFINITIVAMENTE não gostei!
Fiquei então a me perguntar: Obra emergencial DE NOVO? Ficaremos atados a obras emergenciais, até quando? Afinal, que obra é essa?
Tem buraco e tem máquinas ali pra quê? Tem a marca da CEDAE e da Rio Águas, mas não sabemos fazendo o que, pois a Lagoa continua suja, o lixo continua acumulando e o Canal das Taxas continua totalmente imundo! Que obra é essa, afinal???
Os mosquitos continuam aqui e os anúncios na TV sinalizam o perigo da Dengue. Bem, as perguntas não querem calar... Vou ligar para o telefone que está na placa e buscar informações. Até aqui parece que tudo não passa de "bolinha de, ilusão, sabão", sabe-se lá...!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
A Ponte do Jacaré, que por enquanto não partiu....

Pois é, hoje o dia estava bom, tinha sol apesar de ter amanhecido nublado. Fui passear pela praia com minha filha e ao cruzar a ponte do Jacaré, i.é. a ponte sobre o canal Marapendi, que começa na R. Clovis Salgado fui surpreendida por uma moto que atravessava, quase junto comigo, quase nos atropelando pelo caminho! Ao reclamar com o motoqueiro, recebi uma resposta "atravessada" e malcriada!
Lamentável, aquela ponte nos leva mais rapidamente a praia e é só para pedestres, colocaram ali até mesmo uma barreira tipo padres franciscanos, na tentativa de impedir o tráfego de motos , mas eles insistem em depredar o que hoje é útil mas frágil, visto ser uma ponte de madeira com estrutura em ferro, que o tempo e a maresia também ajudam a danificar.
Falta manutenção, e falta também sinalização, EDUCAÇÃO e respeito com o bem comum.
Ali em baixo, no canal mora um dos maiores jacarés que já vi. Ele reina soberano, verdadeiro dono do pedaço, talvez seja o jacaré do Capitão Gancho, só esperando um desses motoqueiros cair bem ali dentro... Tic tac, tic tac...
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
"Desesperar jamais..", diz Ivan Lins/Vitor Martins e Eu também!.
É tempo de reflexão, mais um ano se vai e o melhor jeito de aprender, é não esquecer o passado, para não repeti-lo!
Sem dúvida foi um ano marcado pela violência da falta de cuidado de anos, com a infraestrutura de nossa cidade de maneira geral, o que se refletiu nas tragédias dos temporais: nos primeiros dias do ano em Angra dos Reis, depois em Niteroi e em seguida no Rio ( Abril/2010). Tudo isso nos faz pensar não só no descaso das autoridades, que ao deixar de tomar providências quanto as necessidades básicas da população, contribuem com essas tragédias, como também na falta de atenção dos próprios cidadãos ao se colocarem em situações de risco.
Estou falando da responsabilidade que cada um de nós tem sobre tudo que acontece a nossa volta. Estou falando de atitude e mais profundamente em mudança de conceitos.
Enquanto cada um de nós olhar para fora de sua janela como espectador de um filme de cinema ou TV, estaremos fadados a sofrer os incômodos e consequências do NOSSO descaso.
Podemos e devemos intervir. Como? Com nossa ATITUDE. Só assim motivaremos até mesmo aqueles que estão no governo. Precisamos entender que se queremos mudanças, precisamos MUDAR, por isso a importância de cada gesto, cada palavra, cada ATITUDE. É basicamente no cuidado com nosso jardim ( chega de deixarmos nossos cães fazer necessidades nos jardins dos outros!), com nossa rua, com nosso esgoto, com nossa água, com nossas árvores, com nossas praias, com nosso BAIRRO que teremos um lugar melhor.
Não adianta queixarmos dos Culex( eles são apenas a ponta de um "iceberg") se não lembramos de esvaziar nossos pratinhos das plantas ou cuidarmos de nosso lixo e assim por diante. Precisamos também saber reclamar e usar os meios legais para fazer valer nossos direitos. Se cada um fizer um pouco, isso resultará em mudança.
Daqui a alguns dias teremos a chance de mais um recomeço... vem ai 2011! Não espero mudanças mágicas nem imediatas, estou trabalhando com a esperança de também, através deste blog, mostrar que desistir jamais, desesperar menos ainda , não quero "morrer na praia", quero sim desfruta-la muito e com qualidade, quero poder passear a noite, sem ser incomodada nem por mosquitos, quero ter noites de sono reparadoras, quero pensar que não estou só nesta luta, que é de todo dia, de todos nós.
Agradeço a todos os amigos e colaboradores : Regina e Carlos em especial, aos seguidores e visitantes que contribuíram com comentários oportunos, em especial a minha filha Luana ( que me inspira) desejando um ano com mais qualidade de vida, e menos mosquitos!
Sem dúvida foi um ano marcado pela violência da falta de cuidado de anos, com a infraestrutura de nossa cidade de maneira geral, o que se refletiu nas tragédias dos temporais: nos primeiros dias do ano em Angra dos Reis, depois em Niteroi e em seguida no Rio ( Abril/2010). Tudo isso nos faz pensar não só no descaso das autoridades, que ao deixar de tomar providências quanto as necessidades básicas da população, contribuem com essas tragédias, como também na falta de atenção dos próprios cidadãos ao se colocarem em situações de risco.
Estou falando da responsabilidade que cada um de nós tem sobre tudo que acontece a nossa volta. Estou falando de atitude e mais profundamente em mudança de conceitos.
Enquanto cada um de nós olhar para fora de sua janela como espectador de um filme de cinema ou TV, estaremos fadados a sofrer os incômodos e consequências do NOSSO descaso.
Podemos e devemos intervir. Como? Com nossa ATITUDE. Só assim motivaremos até mesmo aqueles que estão no governo. Precisamos entender que se queremos mudanças, precisamos MUDAR, por isso a importância de cada gesto, cada palavra, cada ATITUDE. É basicamente no cuidado com nosso jardim ( chega de deixarmos nossos cães fazer necessidades nos jardins dos outros!), com nossa rua, com nosso esgoto, com nossa água, com nossas árvores, com nossas praias, com nosso BAIRRO que teremos um lugar melhor.
Não adianta queixarmos dos Culex( eles são apenas a ponta de um "iceberg") se não lembramos de esvaziar nossos pratinhos das plantas ou cuidarmos de nosso lixo e assim por diante. Precisamos também saber reclamar e usar os meios legais para fazer valer nossos direitos. Se cada um fizer um pouco, isso resultará em mudança.
Daqui a alguns dias teremos a chance de mais um recomeço... vem ai 2011! Não espero mudanças mágicas nem imediatas, estou trabalhando com a esperança de também, através deste blog, mostrar que desistir jamais, desesperar menos ainda , não quero "morrer na praia", quero sim desfruta-la muito e com qualidade, quero poder passear a noite, sem ser incomodada nem por mosquitos, quero ter noites de sono reparadoras, quero pensar que não estou só nesta luta, que é de todo dia, de todos nós.
Agradeço a todos os amigos e colaboradores : Regina e Carlos em especial, aos seguidores e visitantes que contribuíram com comentários oportunos, em especial a minha filha Luana ( que me inspira) desejando um ano com mais qualidade de vida, e menos mosquitos!
domingo, 26 de dezembro de 2010
| |||||||||||
Do jeito que o mosquito gosta... ( Reortagem de Diogo Felix, encarte do Jornal O Globo Barra de 23/12/2010)
Em abril, uma reportagem publicada no GLOBO-Barra anunciava: “Os mosquitos voltaram”. Reunidos às margens da Lagoinha das Taxas, no Parque Natural Municipal Chico Mendes, moradores do Recreio reclamavam, mais uma vez, do Culex quinquefasciatus, nome científico da espécie que havia retornado com força. Desde então, a prefeitura realizou apenas ações pontuais de limpeza no local, mas o inverno arrefeceu a proliferação do inseto e o bairro voltou a ter sossego.
Com a chegada do calor, porém, as gigogas — espécie aquática que cobre espelhos-d'água da região e atrai o mosquito — se multiplicaram, e as chuvas se tornaram mais frequentes. Os dois fatores, aliados ao esgoto despejado o ano inteiro em canais e lagoas, produziram um resultado que os vizinhos conhecem bem: uma nova infestação do Culex.
Criadora de um blog sobre o problema (recreioativo.blogspot.com), Lúcia Chaine é uma das que reclamam:
— Não houve continuidade na retirada de gigogas da Lagoinha das Taxas, e agora, com a temporada de chuvas, associada ao calor, a quantidade de mosquitos vai aumentando aos poucos.
O médico veterinário Claudio Salem, presidente da Associação Brasileira de Controle de Vetores e Pragas, explica a importância do alerta constante contra esse tipo de vegetação:
— A larva do mosquito procura um ambiente de água calma, e a mais calma que tem é aquela que fica entre as folhas da gigoga.
— Agora, eles não entram mais. A prefeitura precisa fazer a limpeza da Lagoinha e passar o fumacê todas as tardes — reivindica.
Na semana passada, Salem esteve no condomínio, a pedido do GLOBO-Barra, e fez um diagnóstico pessimista:
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Estive offline, por motivos particulares, mas os CULEX voltaram a incomodar então....
Após a inauguração da Sub estação da Cedae, na av.Glaucio Gil, muitas obras começaram a chegar, vindas desde a Av. das Américas e confesso que achei que teríamos um verão com menos mosquitos....Ledo engano. Mais um verão se aproxima e estamos testemunhando a volta dos incomodos Culex.... Seremos mais esta vez Vítimas deles? Estaremos novamente expostos a famigerada Dengue?
Acabei de ser informada pela nossa colaboradora e vizinha Regina que teremos AMANHÃ as 10:00h a oportunidade de sermos entrevistados pela reportagem do Jornal O GLOBO BARRA.
Peço que aqueles que tiverem oportunidade, não só divulguem esta informação como COMPAREÇAM à R. Jarbas de Carvalho enfrente ao nº 1143( perto da entrada do Parque Chico Mendes).
Precisamos da colaboração de todos, precisamos exigir das autoridades IMEDIATAS providência.
Até lá amigos
Assinar:
Postagens (Atom)