A Baixada de Jacarepaguá, no tempo das Sesmarias foi divida em duas grandes propriedades: uma compreendia a Lagoa de Camorim, Tijuca e parte de Marapendi e a outra, limitada a leste, pelo Rio Pavuna, continha toda área de restinga até Guaratiba, parte da Lagoa de Marapendi e a Lagoinha, onde hoje esta situado o Parque Natural Municipal Chico Mendes( essa é a "nossa tresmarias!").
Em 1965 o Antigo Parque da Lagoinha foi tombado pelo Patrimonio Histórico e Artisticodo Estado da Guanabara, e nesta época toda esta área pertencia a Prefeitura.Foi somente em 1989 que com a ajuda ,e importante interferencia ,da Associação de Moradores do Recreio dos Bandeirantes(AMOR) junto com a Região Administrativa da Barra da Tijuca e a Superintendencia do Meio Ambiente( Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente) na gestão do então Prefeito Marcello Alencar que foi criado, por decreto, o atual Parque Natural Municipal Chico Mendes.
Hoje o Parque tem 436mil m2( ou 33,6 hectares) esta sob a tutela da Fundação Rio ZOO e Secretaria Municipal do Meio Ambiente( SMAC), conta com as parcerias em projetos de conservação e preservação com a UFRJ, UERJ Universidade Federal Rural do RJ e Universidade Estacio de Sá(UNESA) e com o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental(IIPPA) na área de Educação Ambiental e Lazer.
Tudo muito bonito NO PAPEL, pois na realidade o Parque hoje parece estar passando por sérias necessidades. Não temos nenhuma placa de indicação de nenhuma trilha não existem banheiros para os visitantes a infraestrutura é precária e nenhuma atividade é estimulada para visitantes. A ultima infestação de mosquitos na região não foi a unica. Em 1996 também tivemos sérios problemas cabendo a Comlurb na época sua solução, em 2005 houve também o mesmo problema, tudo isso é de conheciemnto das autoridades, inclusive sua solução. O intolerável continua sendo a falta de saneamento na região. Temos tido reuniões com a Subprefeitura, mas até agora nenhum projeto nos foi apresentado sob o assunto.
Estive ha dias atras no Seminário das Associações da Barra e Adjacências com o biólogo Mario Moscatelli que nos falou sob sua experiência com o poder público, disse-me ele que não existe outra forma de lidar com o assunto senão entrando contra essas autoridades no Ministério Publico, infelizmente.Estarei enviando a esse Profissional, que diz ter acordado ha anos para a necessidade de tomarmos iniciativas contra o abuso e o descaso com nossa cidade, este texto que espero faça comentário.
