Informo que nosso colaborador Ricardo Freitas Filho, biólogo e Doutorando da UERJ coordenador do Projeto Jacaré,por estar tecnicamente impossibilitado, no momento, de postar o texto abaixo, autorizou-me faze-lo. POR ISSO ALERTO o texto que se segue é do autor citado.
Quando falei sobre a retirada da vegetação, me referi APENAS as que estão entre a Lagoinha, o canla das Taxas e o Terreirão.
A vegetação aquática é de vital importancia para a respiração da lagoa, e a Taboa, assim como o aguapé( gigoga) são BENÉFICOS ao ambiente, e não os vilões. Não é necessário retirar a vegetação e sim liberar a conexão com os canais. A entrada de agua, como consequencia dessa liberação, permite o fluxo oriundo do canal das Taxas e Sernambetiba, reduzindo naturalmente o acumulo dos aguapé. Só assim permitiremos a respiração da lagoa e o fluxo energia natural.
Infelizmante a retirada do aguapé esta sendo feita de forma errada e indiscriminada. Isso alem de não resolver o problema ira causar danos ao ambiente, pois pasmem, estamos em plena época de reprodução de aves aquáticas que usam essa vegetação( gigoga e taboa) para fazer seus ninhos, sem contarmos que serve de abrigo para os filhotes de jacaré!.
Como pesquisador e coordenador do Projeto Jacare, causa-me espanto não estar sendo informado sobre os jacaresinhos que estão sendo retirados das máquinas coletoras de gigioas. Esse filhotes devem ser monitorados de forma sistemática e responsável, obedecendo criteriosamente período de observaçãoem separado. Tudo que lhes acontece é de fundamental importancia para esta pesquisa visto estarmos a frente deste trabalho que interessa também na recuperação da lagoa.
Pois é estamos diante de situação grave!
A retirada das gigoga deve acontecer de forma monitorada por especialistas e pesquisadores da região IMEDIATAMENTE.
Este texto é prar mim muito importante, pois traz esclrecimentos tecnicos de quem esta em contato direto com a NOSSA LAGOINHA e sem dúvida sabe dizer o que é bom para ela. Nós moradores temos o direito de reclamardo incomodo que nos traz a inconveninte convivencia com o Culex.
ResponderExcluirMais esta vez fica claro que as gigogas não são o criadouro dos mosquitos e sim a consequencia do despejo desenfreado de esgoto diário.
Tomei conhecimento, atraves do Sr. José Amélio Molica da existencia de peixes que se alimentam de mosquitos e podem assim ajudar no controle desta praga sem abalar o ecosistema.
O Ricardo está correto.
ResponderExcluirAs soluções de curto prazo pro problema nao podem excluir a re-abertura da lagoa até o canal de sernambetiba (Rio Morto) e do outro lado até o canal das taxas, permitindo a re-salinização da lagoa, oxigenação e fluxo de água no sistema. Hoje 100% do que esta lagoa recebe é esgoto e chuva (quando chove).
Já no médio e longo prazo, nao podemos esmorecer com a provavel diminuição da incidencia do mosquito, porque o principal problema é o sistema de coleta de esgotos nas glebas 2 e 3 do Recreio que vai na maior parte pra Lagoinha.
Precisamos de uma estrategia persistente e insistente sobre este assunto. Não podemos admitir que o esgoto sem nenhum tratamento chegue ao sistema de canais e lagoas de nosso bairro.
A Lagoinha era pra ser nosso cartão postal, nosso lazer e não nosso vaso sanitário.
Todos temos culpa nisso, ou porque nosso esgoto tambem está lá, ou porque nao conbramos isso das autoridades de forma incisiva.
O alvo do movimento nao deveria ser o Culex ou a Gigoga, porque eles são apenas consequencia de um meio ambiente degradado. O Alvo tem de ser a prefeitura e a CEDAE uma porque permitiu a edificação de partes do bairro sem controle das ligações de esgoto e a outra porque nao implantou as redes de coleta de esgoto em todas as ruas.
Claudio Salem
Med Veterinário
Morador e sofredor do Recreio.
expert em controle de mosquitos.
Imperdível a reportagem de hoje do RJTV sobre meio ambiente, temos ali a fala do Presidente da Cedae que promete a inauguração do sistema de rede de esgoto do Recreio dos Bandeirantes para JANEIRO DE 2010!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirRecomendo tb ficarmos atentos ao site da CEDAE pois está tudo muito bonito mas não podemos confiar, pois já estou cansada de tantas promessas!
É isso mesmo Lúcia!!! Eu também já estou farta de tantas promessas... Vamos ficar atentos e se necessário fazermos em juízo os nossos pagamentos de IPTU e CEDAE. Um grande abraço
ResponderExcluirQuerem falar via telefone ou enviar emails para todos os funcionários da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do RJ?
ResponderExcluirAcessem, por favor,o site: http://recreiolegal.zip.net
Objetivo:Denunciar, apurrinhar, encher o saco dos responsáveis pelas mazelas com as quais convivemos no Recreio dos Bandeirantes.
Temos que radicalizar, deixar de pagar à Cedae, à Comlurb,à Prefeitura...
Precisamos idealizar Sugestões de Pauta para o Fantástico da Rede Globo, para a mídia nacional e internacional.
Será que não temos um advogado,uma cabeça coroada que nos oriente?
Escrevam para esses ignóbeis que têm cargos na Defesa Civil e na Saúde Pública...
Copiem os textos, traduzam-nos no Google (inglês, espanhol, italiano, francês) e os enviem para os principais jornais internacionais.
Como o Rio pode sediar Olim.....piada se há esgoto a céu aberto,mais mosquitos do que aviões alemães sobrevoando Paris na Segunda Guerra,mais lixo do que os aterros sanitários e cocô, diuturnamente, inundando o PARQUE ECOLÓGICO CHICO MENDES, no Recreio dos Bandeirantes?
Parque Ecológico é o CACETE (DESCULPEM)...
Moro no 860/101 da Jarbas de Carvalho e, sem conotaçao política, religiosa, pessoal ou profissional, como jornalista, coloco-me à disposição para pressionar esse canalhas que nada fazem pelo paradisíaco, lúdico, único Recreio dos bandeirantes.
A vida das nossas famílias não se compra com Mastercard!
Meu Telefone, de casa: 3350-9701
Nelson Rodrigues de Sá Carvalheira
Jornalista, com Registro no Ministério do Trabalho: 41784/66/74