Segundo declaração do pesquisador da Fiocruz Antony Érico e o biólogo Mario Moscatelli, a verba liberada pelo prefeito Eduardo Paes para limpeza dos canais do Recreio " não acabará com a proliferação do mosquito Culex", ainda que possa amenizar o problema. O maior problema esta ligado ao lançamento do esgoto diretamente nas águas dos rios da Lagoinha, Canal das Taxas e Canal Sernambetiba( ou Rio Morto)e o Rio Cortado.
Conforme pude, junto com nosso vizinho Carlos Coelho,morador da rua Leiloeiro Ernane Mello, documentar atraves das fotos abaixo, há o lançamento de esgoto diretamente ao longo de todo Canal das Taxas e por fim o assoreamento do canal do Rio Cortado o que impede a circulação das águas. O que temos então é uma ENORME LINGUA NEGRA A CÉU ABERTO!
Por isso a dragagem e a retirada das gigogas, podem APENAS minimizar o problema, mas não resolve-lo.
Estamos diante da necessidade URGENTE de providencias de curto, médio e longo prazo.
Evidentemente precisamos começar pela aplicação de biolarvicidas, drenagem e retiradas das gigogas da Lagoinha, mas o que está me preocupando é a falta da discussão sobre a liberação do flúxo das águas, que só acontecerá com a retirada do assoreamento,repação e limpeza das margens ao longo dos rios e a ordenação do esgotos dos prédios e casas das comunidades que ocupam desordenadamente o local.
O que concluimos, com pesar, é que estamos diante da necessidade maior de SANEAMENTO BÁSICO, prioridade nesta cidade desde seu início!
Lamentamos dizer que estamos prisioneiros, impedidos que somos de circular pelo nosso bairro após as 17:30h sob pena de sermos atacados pelos mosquitos.
A reação esboçada pela Prefeitura e Subprefeitura da Barra e Jacarepagua, ainda é muito incipiente diante da enormidade do problema, mais grave ainda que a questão da segurança no bairro.
A visita do subprefeito Tiago Mohamed, ontem nos jardins do Parque Chico Mendes prova que a situação esta sendo percebida pelas autoridades, só não sabemos é se os recursos e as ações terão presteza e seguirão critérios técnicos afim de resolver e não postergar nosso problema.




Cara amiga, pesquisando na internet o mapa da região de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, fica muito claro que existe uma imensa bacia hídrica interligada. A solução é tratar esta bacia como um todo,com ações simultâneas, desassoreando canais, lagoas, diminuindo a população de gigogas, lançando biolarvicidas desocupando construções em áreas impróprias e o mais importante, realizar um trabalho profundo de saneamento de esgotos em toda a região. Se não vamos continuar vivendo neste verdadeiro infernooooooo!!!Estas ações proposta pelo Subprefeito Sr. Tiago Mohamed e pelo Prefeito Sr. Eduardo Paes,de colocar biolarvicidas no canal das Taxas nas margens da Lagoa do mesmo nome, conforme foi publicado pela imprensa e como nos falou dentro do Parque Chico Mendes o Sr. Tiago Mohamed, sinceramente,não consigo acreditar que traga alguma melhora para este gravíssimo problema que estamos sobrevivendo, isso mesmo, sobrevida, pois isto não é vida, é um inferno.
ResponderExcluirCarlos Coelho.
Bota inferno nisso sr. Carlos... Eu moro no RECREIO vão fazer 15 anos agora em Dezembro. E vendo desde aquela época a não preocupação de nossos governantes com relação a saneamento básico. Eu já previa a chegada desses dias tenebrosos em nossas vidas.Temos que exijir de nossas autoridades que sejam tomadas providências de curto, médio e de longo prazo. SANEAMENTO BÁSICO JÁ.Fico a pensar, como será nosso próximo verão? E fica aqui também a idéia de que se nada acontecer, nós entrarmos com uma ação pública e depositar em juizo os nossos tão caros IPTUs. Herminia Lehrer
ResponderExcluirImagino que antes do suspendermos o pagamento do IPTU deveríamos seguir o que foi feito judicialemte na Barra da Tijuca,pelos condomínios, que passaram a pagar a Cedae com depósito em juízo pois como lá nós tb não temos esse serviço e pagamos como se tivessemos!!!!!!!!!
ResponderExcluirHerminia Lehrer e Lúcia Chaine, reparem como a troca de idéias nos levam à evolução para a busca de soluções. Cada uma sugeriu uma posição a ser tomada, são duas sugestões, eu proponho juntarmos as duas. Entrar na justiça para pagar em juízo a taxa da CEDAE, (Governo do Estado) e do IPTU,(Governo do Município).Precisamos desenvolver essas idéias e coloca-las em práticas já!
ResponderExcluirQuanto ao verão, sra.Herminia será infernal como foi o inverno e também será a primavera que faltam somente dois dias para iniciar. Lamentável mas infelizmente não tenho nenhuma esperança de melhora imediata.Enquanto os nossos governantes não tiverem as suas imagens profundamente arranhadas pela população do nosso bairro perante o restante do Estado e do Município, sinceramente, não vejo como, não passarmos por um longo período dessa situação infernal que nos encontramos. É gravíssima a situação que se encontra toda a região de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca.Sem querer ser bairrista e ou egoísta me parece que a pior situação é do Rio Morto, canal das Taxas e a lagoinha dentro do Parque Chico Mendes, que está assoreada, impedida de seu lençol dágua continuar o percurso natural até a Lagoa de Marapendí e daí até a Lagoa do Jacarepaguá desaguando finalmente no mar. Para termos uma pequena melhora será necessário uma limpeza de alta qualidade pelo menos no canal das Taxas, desassorear a lagoinha e colocar biolarvicida de forma periódica de muito bem controlada.Senão sra. Herminia, se prepare, vamos continuar vivendo este pesadelo por um bom período, a procriação de mosquito está totalmente fora de controle.Tomara que eu esteja completamente equivocado.Apesar de tudo, temos que mostrar a nossa garra e a nossa união para sairmos o mais rápido possível dessa lamentável situação. Se cada um membro da população do Recreio der um mínimo de sua colaboração a esta causa, poderemos abreviar este nosso grande e perigoso sofrimento.De que forma poderemos colaborar? Façam reuniões para falar especificamente sobre os mosquitos em seus condomínios, troquem idéias, procure este blog para divulgar o que for necessário, divulgue o mais que puderem o endereço desse blog,nas escolas no comércio, nas clínicas, nos consultórios, nas oficinas mecânicas, nas academias, nos salões de beleza, a todos que puderem, usem essa ferramenta para conseguirmos essa e outras reindivicações.
Até a vitória final.
A Direção do Informativo Revista VIVA! é solidária a esta mobilização, pois acredita que somente com a união organizada pode se atingir o objetivo.
ResponderExcluirNos colocamos a disposição.
Carlos e Lucia nosso agradecimento e reconhecimento pelo espírito social dessa campanha.
Deise e Cristina
À Direção do Informativo Revista VIVA, nosso agradecimento pela veiculação do tormento que a população do Recreio dos Bandeirantes esta vivendo. Obrigado pelo apoio e incentivo que tem nos dado.Este espaço fica ao inteiro dispor e temos absoluta certeza que a união de esforços nos levará a vencer esta árdua batalha. Esta causa pertence à todos que querem viver em paz e com dignidade. Voltem sempre que acharem necessário contamos com todos. TODOS!!!
ResponderExcluirQueridos Carlos e Lúcia!! Achei a idéia ótima. Juntarmos as duas opções: CEDAE e IPTU. Contem com o meu apoio.
ResponderExcluirCara Hermínia estivemos hoje(23/09) com o biólogo e pesquisador Ricardo Freitas filho, que trabalha no "corpo hídrico" das Lagoinha e rios adjacentes ha pelo menos tres anos.
ResponderExcluirCreia ainda estou sob impacto de tudo que conversamos e pensando muito pra fazer uma postagem que dê condições de entendermos melhor o motivo que temos( URGENTE)para levarmos adiante as mediddas sugeridas. Aguarde teremos matéria importante mais a frente.
Continuamos contando com seu apoio. Grata
Ok!!! Fico aguardando. Abraços
ResponderExcluir