A luta dos moradores do Recreio dos Bandeirantes esta a todo vapor. Há pelo menos um mês depois de nos depararmos com um grupo, pequeno mas significativo de moradores, debaixo de chuva intensa, gesticulando e colendo assinaturas que reivindicam soluções para o descalábrio que estamos vivendo, percebemos que não estavamos sós, quanto ao DESESPERO em suportar A INVASÃO DOS MOSQUITOS CULEX!!!!!!!!!!!!!!
Desde então vimos conseguindo adesão de incontável número de moradores( já temos mais de 5000 assinaturas) que veem neste movimento sua única maneira de protestar em relação ao TOTAL descaso por parte de autoridades ligadas a Prefeitura, que inclusive teem funcinários também morando em nosso bairro .
Estamos vivendo um estado de calamidade, comparável, talvez ao que acontecia com os primeiros moradores da nossa cidade que foram salvos da malária pelo empenho do médico Oswaldo Cruz, que com apoio dos regentes, formou bigadas para combater os insetos e assim conseguir erradicar a febre amarela do Rio de Janeiro. Mais tarde, em1940, Fred Soper, outro cientista famoso,descobriu o DDT( dicloro-difenil-tricloroetano),no combate aos insetos. Esse inseticida passou a ser mundialmente usado no combate aos insetos voadores. Noentanto, descobriu-se que essa substancia também matava outras espécies de animais como peixes e aves alem de tornar alumas espécies de mosquitos resistentes a essa substancia, e por isso foi banido em quase todos os continentes.
Em nosso caso específico estamos sob ATAQUE e BOMBARDEIO do CULEX pipiens,mais conhecido como pernilongo.Esse mosquito tem como seu unico objetivo a reprodução, e por isso buscam uma refeição especial: o sangue de animais como você e eu........Atacam durante a noite e o zumbido que ouvimos é das fêmeas a procura do sangue humano.Esse barulho vem das asas que batem entre 250 a 500 vezes por segundo. Mesmo que você se agite ou tente liquida-los, não adianta, seu esforço só ajuda o mosquito a localiza-lo melhor Os cientisas chegaram a conclusão, que esses "insuportáveis invasores", são atraídos pelo gás carbônico, produzido por nossa respiração além do ácido láctico que liberamos ao nos exercitar. Além disso parece existir um estranho fascínio dos mosquitos pelo conhecido"chulé" humano, o que pode ainda piorar sua situação...!!!!!!" Ele reage automaticamente a estímulos como calor, cheiro e pressão do ar" segundo Andrew Spielman, imunologisa daUniversidade de Harvad, Etados Unidos, e um os
maiores especialistas em doenças tropicais do mundo.
O pior ainda esta por vir, pasmem, em apenas 90 segundos, um mosquito consegue absorver de duas a tres vezes seu próprio peso em sangue. Em seguida, arrasta-se ate um lugar seguro e lá, realiza um dos maiores feitos de digestão do mundo animal: durante 45 minutos, elimina os líquidos do sangue sob forma de urina....ou seja o mosquito faz xixi na parede de sua casa!! E depois disso, acumula energia suficiente para pôr cerca de 240 ovos em águas paradas e sujas.
Durante a refeição, o mosquito absorve qualquer parasita que esteja nela e que possa desenvolver-se em seu corpo. Ao picar uma pesoa com filariose, também conhecida como elefantíase, ele absorve os vermes ainda em seus primeiros estagios que dirigem-se para suas cabeças. Ao picar uma pessoa o verme se projeta na pele da vítima e se dirige aos vasos linfáticos, onde crescem até ficar do tamanho do braço adulto. Como em algumas pessoas o sistema imunológico reage acumulando líquidos, braços, pernas e genitais incham até tomar proporções gigantescas.
As medidas de maior sucesso no combate a esses indesejáveis ocupantes de nosso tertório, ainda são inseticidas e a destuição dos lugares em que eles se reproduzem, limpéza e manutenção dos rios periodicamente, inspeção e tratamento no controle dos mosquitos e educação ambiental.
Como resposta as nossas reivindicações a prefeitura enviou ontem, dia 11 de setembro, uma brigada de agentes sanitários, que conforme pudemos constatar, ficaram igualmente estarrecidos diante das evidencias. Ficou claro que não se trata de pequenos focos residenciais, estamos lidando com as consequencias de varias medidas incorretas no manuseio do Meio Ambiente que nos cerca. A primeira delas foi a desastroza suspenção do trabalho das equipes dos Guardiões DOS RIOS que cuidavam do afastamento das gigogas das margens aplicando larvicidas e biolarvicidas, o que causou a escandalosa situação que estamos no momento. Além disso a suspenção do trabalho constante das equipes de agentes sanitários que tem bastante conhecimento dos varios problemnas da nossa região.
No momento o trabalho de combate eficaz, ainda não começou, e não sabemos o porque, visto que não há necessidades de sermos especialistas para constatarmos o que vem acontecendo . Faltam medidas consistentes, que parece estar sendo procastinada pelas autoridades reponsáveis. Como moradores não estamos pedindo nada alem de nossos direitos. Pagamos impostos altos e o mínimo de retorno é o trabalho básico de saneamento.
Não precisamos de favores nem promessas e sim de atitudes responsáveis. Como moradores continuaremos atentos e o moviemeto que se iniciou permanecerá sem trégua, pois entendemos que como eleitores temos força e poder. Não desistiremos enquanto nosso bairro não estiver livre de tantos impostores e mosquitos.
Na última semana estivemos na mídia atraves da contribuição dos orgãos de comunicação: o Jornal O globo e a emissora de Tv Record que contribuiram enormente para divulgar nosso descontentamento. Segue abaixo fotos do nosso movimento.
Os próximo passos serão discutidos e divulgados atraves, inclusive deste blog.




Parabéns, excelente trabalho!!!
ResponderExcluirPessoas iguais à vc torna o mundo melhor de se viver!
Conte com a gente sempre.
Carlos Coelho,
Moro há 20 anos no Recreio e NUNCA VI nada igual.
ResponderExcluirOs mosquitos invadiram geral!
O repelente Off é sobremesa para eles.
Guy Sodré